APEX-BRASIL É FINALISTA NO TPO NETWORK AWARDS 2014
- Vencedores serão conhecidos na próxima terça-feira, 4, durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, realizada em Dubai
- Em 2010, projeto brasileiro foi eleito e Apex-Brasil recebeu o título de melhor agência de promoção comercial do mundo
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é finalista do TPO Network Awards, premiação concedida a cada dois anos pela International Trade Centre (ITC), organismo conjunto da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações. Na próxima terça-feira, 4 de novembro, os vencedores serão conhecidos durante um jantar promovido pelo ITC, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento integra a programação oficial da Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial.
O projeto brasileiro que concorre ao prêmio pela Apex-Brasil é o “Design Export”. Desenvolvido desde 2013 em parceria com o Centro Brasil Design, o programa já atende mais de 100 empresas brasileiras de diversos setores. O Design Export incentiva a criação de produtos e serviços, com a inserção da gestão da inovação, por meio do design, para o aumento das exportações brasileiras. A meta do programa é ter, até final de 2014, realizadas 100 inovações em produtos e serviços brasileiros.
Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil, estará na premiação e entende que o investimento em design repercute diretamente no aumento dos graus de inovação e da competitividade de produtos brasileiros. “Este programa tem o desafio de aprimorar produtos e serviços brasileiros, seja do ponto de vista do próprio produto ou serviço, como também de embalagens, identidade visual e até no processo produtivo das empresas. Queremos aumentar a participação de produtos inovadores e mais competitivos nos quase 200 mercados nos quais trabalhamos”, explica Borges.
A Apex-Brasil concorre ao prêmio na categoria “países em desenvolvimento”, juntamente com as agências da China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Cazaquistão e Lituânia. Esta é a segunda vez que a Apex-Brasil é finalista da premiação, sendo eleita em 2010 como a melhor agência de promoção comercial do mundo na mesma categoria. Naquele ano, a Apex-Brasil concorreu com agências de outros 11 países, com o Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).
Para escolher a agência vencedora, o ITC elege um júri formado por especialistas do próprio centro e representantes de agências que foram vencedoras em edições anteriores. Esse júri analisa os impactos do projeto inscrito sobre o fomento das exportações do país, relacionados, principalmente, ao fortalecimento da competitividade das empresas apoiadas por essa agência.
O prêmio TPO Network Awards é concedido a cada dois anos, durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, que reúne agências de mais de 60 países. Por ter sido vencedora em 2010, a Apex-Brasil não concorreu em 2012, mas compôs o júri que elegeu a ProMexico, como melhor agência do ano.