APEX-BRASIL E MINC FECHAM ACORDO PARA APOIO AO EVENTO MICSUL
O Ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Embaixador Roberto Jaguaribe, assinaram hoje (6/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições. O ACT tem como objetivo apoiar a participação de empresas brasileiras no Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MicSul), evento que será realizado em Bogotá (Colômbia), de 17 a 20 de outubro. A assinatura foi realizada no Auditório da Apex-Brasil, em Brasília.
“Considero que os meios culturais são importantes canais para gerar uma percepção positiva sobre o Brasil no mundo e esta aproximação com o MinC vai nesta direção”, afirmou o embaixador Jaguaribe. Calero ressaltou que o Ministério da Cultura tem buscado incentivar e incrementar a participação da cultura brasileira no exterior. “Tenho a expectativa que faremos um trabalho de excelência nesta parceria com a Apex-Brasil”, disse.
O MicSul é o principal encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da região, com foco em micro e pequenos empreendedores e tem como objetivo incentivar o consumo e a circulação de bens culturais na América do Sul, além de fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. Estima-se a participação de mais de 3000 pessoas de 10 países da América do Sul, bem como compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África nesta 2ª edição, em Bogotá. O Brasil sediará a terceira edição do evento, em 2018.
O acordo entre a Apex-Brasil e o MinC apoiará a participação de 60 profissionais culturais no evento, de seis setores das indústrias culturais: audiovisual, livro e leitura, música, artes cênicas, videogames e design (incluindo a moda). Os profissionais serão selecionados por meio de edital (clique aqui para acessar) e deverão atender a critérios definidos pelos dois parceiros. No evento, terão a oportunidade de apresentar seus projetos culturais e propostas em rodadas de negócios, sessões de pitch, fóruns de discussões e cafés setoriais, potencializando a circulação dos produtos, bens e serviços culturais de forma local, regional e global.
A primeira edição do MicSul, realizada em Mar Del Plata (Argentina), em 2014, contou com mais de 800 empreendedores, sendo que 112 faziam parte da delegação levada pelo MinC. Mais de 9.000 rodadas de negócio ocorreram nos três dias de evento, cujo êxito já motivou a criação de uma série de mercados nacionais (a exemplo do Mercado de Industrias Culturais do Paraguai – MicPy).
para ter acesso ao edital.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
(61) 2027 0775
Assessoria de Imprensa MinC
(61) 2024-2489