APEX-BRASIL E OCB PROMOVEM PRODUTOS LÁCTEOS BRASILEIROS EM DUBAI



APEX-BRASIL E OCB PROMOVEM PRODUTOS LÁCTEOS BRASILEIROS EM DUBAI

O setor de lácteos brasileiro promoverá seus produtos em dois eventos que ocorrem em fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As ações de divulgação são iniciativas do projeto B Dairy, desenvolvido em parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de internacionalizar o setor de lácteos brasileiro.

 

O primeiro evento, em 3 de fevereiro, será uma ação de degustação que reunirá principalmente jornalistas, para a divulgação do setor lácteo brasileiro, cuja produção de leite é uma das maiores do mundo.  Um chef de cozinha especializado em lácteos realizará um menu com produtos brasileiros para os convidados.  Como diferencial, será abordado a sustentabilidade do setor no Brasil.  Na ocasião, serão apresentados os produtos e catálogos das 12 empresas e cooperativas brasileiras que participam do projeto B Dairy.

 

Gulfood

 

Além do evento para a imprensa, a Cooperativa Central Gaúcha de Lácteos (CCGL) e a empresa privada Mococa S.A. participarão da Gulfood 2015, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que será realizada de 08 a 12 de fevereiro.

 

Entre os produtos que as empresas estão levando a Dubai, merecem destaque o leite em pó, item mais exportado pelas empresas e cooperativas brasileiras para os árabes, o requeijão e o leite condensado.

 

De acordo com a OCB, levar requeijão para o Oriente Médio é uma novidade, e foi demandada pelas empresas participantes do B Dairy, porque não é um produto típico das exportações para a região.

 

As exportações brasileiras do setor vêm crescendo nos últimos anos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2012 o Brasil exportou aproximadamente US$ 74 milhões em produtos lácteos, número que passou para US$ 78 milhões em 2013, e ultrapassou a marca de US$ 314 milhões em 2014.

 

A Arábia Saudita, Argélia e Egito são países prioritários nas ações de promoção do setor de lácteos, além de outros quatro países. Representantes do setor planejam fazer uma visita à Arábia Saudita para apresentar os projetos das empresas nacionais.

 

Os sauditas são os principais compradores de leite condensado brasileiro no Oriente Médio. As exportações deste produto para aquele país passaram de US$ 1,1 milhão, em 2011, para US$ 11,9 milhões, em 2014. Já o Bahrein é atualmente o principal importador de manteiga nacional. No ano passado, importou do Brasil US$ 1,25 milhão superando o Iêmen, tradicional importador deste produto brasileiro, cujas importações ficaram em US$ 840 mil em 2014.

 

 

 

Mais informações

www.BDAIRY.com.br

 (61) 3224-4312 / 9229-5099

projetoocbapex@ocb.coop.br

bernhardsmid@yahoo.de

Twitter: Bdairy1