APEX-BRASIL E SEBRAE ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA



APEX-BRASIL E SEBRAE ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

As micro e pequenas empresas brasileiras ganham hoje um impulso para conquistar mercados internacionais. Foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sebrae. O acordo, com duração de dois anos, dá continuidade e aprofunda uma parceria que começou em 2015.

Agora, as duas instituições têm um plano de trabalho para os próximos 12 meses, que inclui ações de integração no atendimento às micro e pequenas empresas brasileiras com o objetivo de prepará-las para exportar e dar acesso a mercados internacionais. Serão três os pilares de trabalho conjunto entre a Apex-Brasil e o Sebrae: sensibilização e capacitação de empresas, promoção comercial e contribuição com formulações de políticas públicas.

“O termo assinado hoje expande o horizonte de cooperação que já existia. Considero que o Sebrae é um parceiro fundamental para a Apex-Brasil, principalmente pela capacidade de atuar na multiplicidade das regiões do Brasil. O Sebrae é o grande instrumentador das micro e pequenas empresas, que são essenciais para a geração de emprego e para a economia como um todo. Muitas vezes elas se transformam em grandes atores do comércio exterior e é nessa alavancagem que a gente quer ajudar”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

O presidente do Sebrae afirma que a globalização não chegou aos pequenos negócios. “Não temos essa cultura de exportação. A parceria com a Apex-Brasil vai nos ajudar com isso. Além disso, queremos, juntos, trabalhar a ideia do Simples Internacional, uma iniciativa para simplificar os procedimentos para exportação”, declarou Guilherme Afif Domingos.

A assinatura aconteceu no âmbito da Semana de Comércio Exterior (de 5 a 9 de junho), promovida pelo Sebrae, com participação da Apex-Brasil. Hoje, representantes da Agência proferem palestras durante o workshop “Ferramentas de Comércio Exterior voltadas à preparação logística, serviços financeiros e plataformas digitais de negócios”.