APEX-BRASIL INAUGURA O PAVILHÃO BRASILEIRO NA EXPO MILÃO
O pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 será aberto no dia 1º de maio, em Milão, pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Comissário Geral do Brasil na Expo, David Barioni Neto, pelo Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares e pelo Cônsul Geral do Brasil em Milão, Renan Paes Barreto.
A Apex-Brasil é a responsável pela organização do pavilhão brasileiro na Exposição Universal, que reúne 145 países entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, em torno do tema ‘Alimentando o Mundo, Energia para a Vida’. O espaço de 4 mil m² vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas.
Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável. No primeiro mês, o público poderá ver a exposição Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro. Concebida pela Base7 Projetos Culturais, a mostra esteve no MAM-RJ (2014) e na OCA-SP (2015). Inclui textos, documentos históricos, objetos etnográficos, pesquisas da culinária contemporânea, fotografias e vídeos documentais. A proposta é envolver os visitantes em uma ambientação que desperte a memória afetiva e visual. Assim, imagens do trabalho de chefes de cozinha brasileiros se misturam às de artistas visuais como Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, entre outros, evocando momentos importantes da história brasileira como a colonização e a imigração.
O pavilhão brasileiro
O projeto de construção do pavilhão brasileiro, foi escolhido por meio de concurso público e o vencedor foi o Studio Arthur Casas em parceria com o Atelier Marko Brajovic. O edifício terá três andares e uma área de paisagismo. A ideia é proporcionar uma experiência interativa sobre o tema do Brasil na Expo Milão. Logo ao entrar, o visitante vai encontrar um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras, e mesas interativas com jogos e informações sobre as culturas expostas. Aí estará também a atração central do espaço – uma rede suspensa, por onde será possível caminhar. A rede terá sensores que vão captar o movimento dos visitantes e influenciar os sistemas de som e iluminação.
No primeiro pavimento haverá um video wall com 56 metros de extensão e cinco bancadas digitais com informações sobre tecnologia e produtos da agropecuária brasileira. No segundo piso, uma película de projeção, aplicada a uma tela transparente de vidro e acionada por detectores de presença exibirá vídeos. O pavilhão terá também um auditório para 200 pessoas – onde serão realizadas palestras, seminários e outros eventos – loja, café, bar, e o restaurante que servirá pratos da gastronomia brasileira.
O mobiliário do pavilhão terá peças de design brasileiro como bancos produzidos pelos Irmãos Campana, luminárias feitas com artesanato indígena, e almofadas produzidas por artesãs grupos produtivos de regiões de baixa renda, integrantes da Rede Asta. Nichos de diversas profundidades, vão abrigar peças de artesanato de todas as regiões do país produzidas com materiais característicos do design brasileiro (madeira, vime, palha, couro).
O restaurante, com capacidade para 80 pessoas, também será um espaço expositivo com 40 cadeiras que constituem uma pequena, porem representativa, mostra de design brasileiro, reunindo novas descobertas do design e nomes consagrados como Joaquim Tenreiro, Geraldo de Barros e Sergio Rodrigues.
A Expo
A Exposição Universal foi realizada pela primeira vez em 1851, em Londres, e é organizada a cada cinco anos, sempre em um país diferente. Com uma área total de 1,7 milhão de m² e 137 países participantes, a edição de 2015 será realizada em Milão e terá o tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida).
Em 2010, foi sediada na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi, então, a responsável pela organização do Pavilhão brasileiro e pelas atividades realizadas ao longo dos seis meses de duração do evento. A agenda de negócios contou com seminários de oportunidades de investimentos, encontros de negócios, workshop com operadores de turismo, entre outras ações. Houve ainda a realização de cinco Fóruns Temáticos e uma intensa programação cultural, com 197 eventos, entre shows musicais, de dança e atividades com estudantes.
A Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.
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