APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX NO RIO DE JANEIRO



APEX-BRASIL LANÇA NÚCLEO DO PEIEX NO RIO DE JANEIRO

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou, nesta quarta-feira (11/3), em cerimônia no Palácio Guanabara, o núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no Rio de Janeiro. O núcleo é fruto de uma parceria da Apex-Brasil com o Instituto Gênesis da PUC-Rio, apoiada pelo governo do estado do Rio de Janeiro, e irá atender a 140 empresas do estado em um ano.  

 

O programa oferece às empresas participantes, de forma gratuita, a consultoria de técnicos que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia e apontam soluções para problemas técnicos-gerenciais. O objetivo é promover a cultura exportadora e incrementar a competitividade internacional das empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. Este é o 38º núcleo do PEIEX que, agora, passa a atuar em 14 estados brasileiros. No ano passado, 3,4 mil empresas foram atendidas pelo programa.

 

A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses, por setor, e as empresas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das mudanças, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

 

O processo de capacitação empresarial é fundamental para ingresso no mercado externo, segundo a gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, Márcia Nejaim. Depois do acompanhamento, as empresas estarão aptas a integrar outros programas da Apex-Brasil como rodadas de negócios, feiras e missões internacionais.

“As empresas que exportam tendem a inovar mais porque estão expostas à competição internacional e trazem esse conhecimento para o mercado interno. Para sobreviver neste mercado, o empresário precisa estar preparado, ter um planejamento estratégico e capacidade produtiva suficiente para atender ao cliente externo. Caso contrário, ele pode se frustrar e passar uma imagem negativa do Brasil para os parceiros externos. Por isso, o processo de capacitação, planejamento e preparação é fundamental” ressaltou Márcia Nejaim.

 

Para o diretor do Instituto Gênesis, José Alberto Aranha, além da preparação organizacional, as empresas fluminenses precisam inovar para competirem no mercado externo. “Acreditamos que a inovação é um fator de diferenciação. Vamos preparar as empresas para serem mais inovadoras e terem melhores condições para exportar. O primeiro passo é se firmar no mercado nacional para conseguir competir com as empresas que ingressam no Brasil e depois se preparar para sair do país”, disse.

 

O subsecretário de Relações Internacionais da Casa Civil, Pedro Spadale, destacou a importância do projeto para a economia do Rio de Janeiro. “Queremos apoiar principalmente as micro e pequenas empresas em setores diversificados, em especial no interior do estado, que planejam se internacionalizar. Isso vai gerar desenvolvimento econômico, emprego e renda para os trabalhadores, e as empresas ficarão ainda mais competitivas para atuarem no mercado nacional”, afirmou.

 

Capacitação empresarial

Na próxima semana, Apex-Brasil, Instituto Gênesis e o governo do Rio de Janeiro (Casa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Econômico), se reunirão para detalhar os setores prioritários no estado. O objetivo é focar nas áreas que mais se destacam, tais como economia criativa, confecção de roupas e joias, alimentos e bebidas, metal-mecânico e tecnologia da informação, que são setores com grande potencial de exportação e alta demanda global.

No evento de lançamento, a presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro, Kátia do Espírito Santo, disse que dois pequenos produtores já estão em contato com o Instituto Gênesis para melhorar a gestão empresarial e, no futuro, exportarem seus produtos. Atualmente, o Rio é o segundo estado exportador de cachaça, com cerca de seis a oito milhões de litros vendidos para fora do país.

“A cachaça fluminense hoje tem alto padrão de qualidade, é conhecida nacionalmente, inclusive com projeção internacional e mais de 40 premiações recentes. Acho que o PEIEX vai nos ajudar porque vai preparar o pequeno produtor para conseguir ingressar no mercado internacional. Hoje, ele já tem um produto de qualidade e está em condições de aprimorar a gestão empresarial e colocar esse produto no mercado externo”, explicou Kátia.

Em 2014, o Rio foi o terceiro estado exportador do Brasil, com US$ 22,6 bilhões em produtos vendidos ao exterior. No entanto, 97% das exportações fluminenses são feitas por grandes empresas, a maioria na área de petróleo e gás. Para ampliar a participação de micro e pequenas empresas e diversificar os setores, a Subsecretaria de Relações Internacionais planeja apoiar a realização de 62 atividades de instituições parceiras no âmbito do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), em 14 cidades do estado. Mais informações podem ser obtidas no site www.pnce.rj.gov.br.

PEIEX

Inscrições: peiex-rj@puc-rio.br / Tel: 21 3527-1419

 

 

 

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