APEX-BRASIL LANÇA O ESTUDO “CONHECENDO O SISTEMA POLÍTICO CHINÊS”



A Apex-Brasil lançou o estudo “Conhecendo o sistema político chinês” com o objetivo de facilitar o entendimento do ambiente regulatório na China. Em 41 páginas, o documento apresenta um panorama geral sobre a estrutura política do governo chinês, traz informações sobre o processo legislativo e mostra aspectos peculiares das políticas de comércio exterior e de investimentos do país. O estudo é o primeiro passo para o entendimento de processos e instituições na China, principal parceiro comercial do Brasil e um dos principais mercados-alvo das ações de promoção comercial.

 

O estudo foi desenvolvido pela Gerência Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais da Apex-Brasil após ouvir demandas específicas de entidades representantes de diversos setores da indústria. Apresenta uma compilação de informações que não podem ser ignoradas para quem já negocia ou quer fazer negócios mais bem sucedidos com os chineses.

 

De acordo com o estudo, a China ainda é um mercado arriscado e desconhecido para o empresário brasileiro. Além das barreiras comuns de distância e diferenças culturais e de idioma, as negociações bilaterais são dificultadas porque o empresário brasileiro conhece pouco sobre a burocracia estatal e a legislação vigente. “Acreditamos que, ao entender, por exemplo, ’quem é quem na China’, como os regulamentos são feitos e entram em vigor, quais são as diferenças de autonomia entre as províncias e os municípios, será possível fazer mais e melhores negócios com o país”, informa Thaís Moretz-Sohn Fernandes, da Gerência de Facilitação para Negócios Internacionais.

 

O estudo oferece, ainda, informações que esclarecem trâmites burocráticos e políticos do país. A China conta com um sistema político de sobreposições, em que departamentos e ministérios exercem função crucial na elaboração e implementação de políticas e leis. “Os governos locais e as autonomias das províncias não podem ser ignorados por quem desembarca na China e pretende negociar incentivos ou solucionar dificuldades nesse mercado”, explica Thaís Moretz.

 

Para a apuração de dados sobre o mercado chinês e sobre os aspectos políticos de governo, foram analisadas informações estratégicas obtidas junto à Consultoria Beijing Axis, literatura específica e visitas técnicas realizadas em órgãos do país.

 

Para acessar a versão online do estudo clique aqui

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

imprensa@apexbrasil.com.br