APEX-BRASIL LEVA 130 EMPRESAS BRASILEIRAS PARA FEAFRO
Brasília, 26 de outubro de 2015. A Feafro – Feira Internacional Afro-Étnica de Negócios e Cultura, que ocorre dos dias 29 a 31 em São Paulo – ganha, em sua edição 2015, um apoio extra. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entra como parceira técnico-financeira do evento. A Agência será responsável pela organização das rodadas de negócios entre empresários de 24 países africanos de diversos setores que se encontrarão para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e África.
A Apex-Brasil coordenará o encontro de 130 empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e casa e construção com potenciais compradores africanos. Estes segmentos são proeminentes no comércio entre os dois países, especialmente o de alimentos e bebidas, em que o Brasil é o maior exportador do mundo para o continente. O foco das ações da Apex-Brasil é nos países prioritários no Plano Nacional de Exportações, lançado em junho pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Dos 32 mercados destacados no Plano, seis ficam na África: Angola, Moçambique, Egito, Argélia, Nigéria e África do Sul. Entre 2004 e 2014, as exportações brasileiras para a África cresceram 131% e o continente tornou-se um dos principais pontos de interesse de comércio exterior do Brasil no mundo. Hoje, açúcar, carne bovina, carne de aves, cereais e veículos automotores e suas partes são os principais grupos de produtos comercializados para lá, respondendo por mais de 60% do total. Estudos de inteligência identificam que o maior potencial está no setor de maquinário voltado para a produção agrícola, que representa um campo repleto de oportunidades para empresas brasileiras na África.
“Cerca de 30% dos projetos realizados pela Apex-Brasil em parceria com entidades setoriais têm a África como mercado prioritário, e nós queremos aumentar este percentual devido ao impressionante crescimento econômico do continente”, afirma o diretor de Negócios da Apex-Brasil, André Favero, que estará presente no primeiro dia de evento. Além de organizar as rodadas de negócios, a Agência também terá um espaço institucional de 700 m² na feira, com programação própria que incluirá palestras e conferências sobre melhores práticas de fazer negócios com países africanos, qualificar empresas e internacionalizar serviços para a África.
Serviço
3ª edição da Feafro
Expo Center Norte, São Paulo
De 29 a 31 de outubro
http://feafrobrasil.com.br/
Mais informações para a imprensa:
imprensa@apexbrasil.com.br
(61) 2027-0775