APEX-BRASIL LEVA 50 EMPRESAS PARA PARAGUAI E BOLÍVIA



APEX-BRASIL LEVA 50 EMPRESAS PARA PARAGUAI E BOLÍVIA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) levará 50 micro, pequenas e médias empresas para fazerem negócios no Paraguai e na Bolívia e também buscarem sinergias produtivas com empresários locais, em missão comercial que acontece entre 08 e 17 de maio. Essa é a segunda Missão PEIEX realizada pela Agência, da qual só participarão empresas que passaram ou passam pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), voltado à capacitação para exportar. O foco da missão são os setores de máquinas e equipamentos; alimentos e bebidas; casa e construção; higiene e cosméticos; e a expectativa é de gerar US$ 48 milhões em negócios.

MISSÃO

A missão começa no Paraguai, onde terá paradas em Santa Rita e Assunção. Na primeira etapa, foco no Agronegócio, inclusive com participação na Expo Santa Rita, onde além de rodadas de negócios os empresários brasileiros terão a oportunidade de fazer visitas técnicas e prospectar novos parceiros. As rodadas de negócios seguem, em seguida, para a capital paraguaia, Assunção, onde os empresários brasileiros terão seminários sobre o ambiente de negócios no país e participarão de rodadas de negócios previamente agendadas pelo matchmaker contratado pela Apex-Brasil.

Após a etapa paraguaia, a missão segue para a Bolívia no dia 13 de maio, mais especificamente para Santa Cruz de la Sierra, um dos principais polos industriais do país. Assim como no Paraguai, a agenda começa com seminários sobre a economia boliviana e o ambiente de negócios do país, e será completada com rodadas de negócios com reuniões previamente agendadas e visitas técnicas e a compradores externos que por algum motivo não puderam comparecer às rodadas.

O trabalho dos empresários brasileiros, no entanto, começou bem antes do início oficial da missão. Além da capacitação oferecida no âmbito do PEIEX, os participantes também recebem mentoria, conversas exclusivas com consultores de cada um dos mercados visitados sobre as características dos setores econômicos de ambos os países e dos segmentos específicos de atuação de cada um. Outra atividade que precede a viagem é uma reunião de preparação, que aconteceu um mês antes do início da missão, com especialistas nos dois mercados, técnicos do setor de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, e com os matchmakers responsáveis pela organização das agendas de negócios em ambos os países.

MERCADOS

Paraguai e Bolívia foram os destinos escolhidos para a segunda edição da Missão PEIEX pelo sucesso da primeira edição, realizada em 2016, quando 45 empresas brasileiras realizaram 619 reuniões e negociaram cerca de US$ 44 milhões com paraguaios e bolivianos, e também em função de análises obtidas por meio dos estudos de inteligência da Apex-Brasil, nas quais se constatou que estes países seguem como importantes parceiros comerciais do Brasil. Além disso, Paraguai e Bolívia também figuram no Plano Nacional de Exportação.

Nos últimos anos, o Brasil tem sido um dos maiores parceiros comerciais de Paraguai e Bolívia. Em 2015, o Brasil foi o país que mais exportou ao Paraguai, sendo responsável por 25% das importações do país (US$ 2,56 bilhões), superando a China (23%) e Argentina (12%). Ainda em 2015, o Brasil também foi um dos principais parceiros comerciais da Bolívia, alcançando 16% das importações do país (US$ 1,53 bilhão), atrás da China (17%) e superando o Chile (11%).

Segundo com o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras da Apex-Brasil, existem diversas oportunidades de negócios para as Empresas brasileiras em ambos países, nos setores da missão: Alimentos & Bebidas (Soja, sucos, cereais, frutas, laticínios, carnes e alimentos industrializados); Máquinas & Equipamentos (automóveis, máquinas agrícolas e industriais, aparelhos de ar condicionado); Casa & Construção (móveis, materiais elétricos e produtos cerâmicos); e também para cosméticos e produtos de higiene pessoal.

De acordo com os dados do The World Factbook (CIA), o Setor Primário (agricultura, mineração, pecuária, extrativismo, etc) representa 17,1% do PIB no Paraguai e 13,3% na Bolívia, o que demonstra a grande relevância da produção de matérias primas e do agronegócio em ambos os países. “Considerando que o Brasil é um país que desenvolve tecnologias e possui diversas soluções para a produção agrícola e para o agronegócio, a Missão PEIEX apresenta-se como uma grande oportunidade para as empresas brasileiras desenvolverem negócios em ambos países”, afirma o Coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil, Rafael Prado.

A seleção das empresas para a missão obedeceu aos seguintes critérios: participar ou ter participado do PEIEX; ter nível de maturidade exportadora iniciante ou não exportador; ter oferta aderente aos setores prioritários identificados na ação; ter catálogo e website em espanhol; e confirmação da existência de demanda local pelo matchmaker local da missão. O Foro Brasil Paraguai apoia as ações nas etapas que acontecem no Paraguai.

SAIBA MAIS

O PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

Pretende-se, por meio de ações de extensão industrial exportadora, proporcionar o engajamento das empresas no esforço de construção de uma estratégia de desenvolvimento compartilhada entre as empresas e as instituições de apoio, governamentais e não governamentais, com o objetivo de elevar o padrão de competitividade.

As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.