APEX-BRASIL LEVARÁ 26 EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO PARA O URUGUAI



APEX-BRASIL LEVARÁ 26 EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO PARA O URUGUAI

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) levará 18 empresas de portes variados ao Uruguai para participarem da Feira Agroindustrial e Comercial – Expo Prado 2016, evento tradicional do país que acontecerá entre os dias 7 e 18 de setembro.

 

A Feira Expo Prado é considerada um dos principais eventos do Uruguai e tem como foco o agronegócio e o setor Industrial, além de destacar expressões artísticas e culturais. Na edição de 2016, estima-se a participação de 400 mil visitantes e 580 expositores comerciais.

 

Foram selecionados representantes dos segmentos de máquinas e equipamentos com finalidade agrícola; complexo de alimentos e bebidas; produtos para animais de estimação e calçados.

 

Em paralelo à feira, organiza-se também uma Missão Prospectiva, entre os dias 14 e 16 de setembro, para oito empresas brasileiras que iniciam suas exportações já qualificadas por meio do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). São companhias dos segmentos de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos com finalidade agrícola e produtos de limpeza. Todos participarão de visitas técnicas, seminários e reuniões com especialistas locais com o intuito de apresentar as características do mercado uruguaio para empresas que iniciam suas exportações.

 

Participação da Apex

Essa é a primeira vez que a Apex-Brasil está à frente da missão brasileira, que participa da Feira desde 2005, sempre sob o comando da Cámara de Comercio Uruguayo-Brasileña. A pedido da Embaixada do Brasil no país platino, a Agência assumiu a responsabilidade pela organização do pavilhão brasileiro neste ano, que terá 355 m2 para a exposição dos produtos nacionais.

“Sugerimos que Apex-Brasil estivesse à frente dessa missão devido a reconhecida competência da Agência em organizar a participação brasileira em feiras de grande porte no exterior”, explica o embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil Vianna.

Para Vianna, a seleção de empresas feita pela a Apex-Brasil vai tornar a participação do Brasil mais efetiva na Expo-Prado. “Graças à Apex, o Brasil se fará representar por meio da participação de empresas significativas capazes de promover produtos brasileiros de forma eficiente, o que atenderá a expectativa do público e dos empresários uruguaios”.

Para o coordenador de promoção de negócios da Apex-Brasil, Rafael do Prado Ribeiro, a organização de um pavilhão brasileiro na feira Expo-Prado 2016 exemplifica a parceria da Agência com as embaixadas brasileiras. “Agora que a Apex-Brasil faz parte de um sistema vinculado ao Ministério das Relações Exteriores teremos uma relação ainda mais próxima com as embaixadas e seus setores de promoção comercial”, explica Rafael. “Essa missão no Uruguai assim como outras que virão no futuro, estão sendo feitas em total parceria com esses órgãos que conhecem diversas nuances do mercado-alvo dada a vivencia prática que cada posto permite, diz.