APEX-BRASIL LEVOU 45 EMPRESAS PARA FEIRA MULTISSETORIAL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizou a participação de 45 empresas brasileiras na Feira Internacional de Havana (FIHAV), realizada de 31 de outubro a 4 de novembro, em Cuba. Considerada a feira comercial de maior importância em Cuba, a Fihav é realizada anualmente e tem caráter multissetorial.
As empresas participantes da edição 2016 receberam estudos e informações sobre oportunidades no mercado cubano e instruções sobre negociações no país. Ao longo do evento, tiveram uma série de reuniões de negócios.
“A economia cubana vem se abrindo para o mundo nos últimos anos e criando mecanismos de incentivo ao investimento estrangeiro, o que abre diversas possibilidades de negócios, integração e parcerias com o Brasil”, explica Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.
De acordo com a base de dados Oxford Economics, em 2016 o valor das exportações brasileiras para Cuba deve ser 4,3% maior do que o de 2015, com possibilidade de alcançar a cifra de US$ 535,7 bilhões. O crescimento das exportações brasileiras para a ilha deve superar o aumento das exportações brasileiras totais tanto em 2016 como em 2017: 4,3% contra 0,6% em 2016; e 8,5% contra 7,7% em 2017.
“Em meio ao cenário de mudanças que o país vive, há uma variedade de produtos que os empresários brasileiros podem exportar para Cuba. Citando apenas os exemplos mais representativos em termos de valor exportado pelo Brasil, há oportunidades para óleo de soja; grãos; carne de frango; produtos de confeitaria, sem cacau; autopeças; máquinas e aparelhos agrícolas; móveis; produtos cerâmicos; calçados; confecções; produtos de higiene e cosméticos; produtos farmacêuticos; produtos químicos orgânicos”, conclui Prado.
Missão Prospectiva
A Confederação Nacional da Indústria, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e em parceria com a Apex-Brasil, levou 31 empresas brasileiras de sete estados para uma missão prospectiva à Fihav, em busca de negócios.
Na missão empresarial, as empresas brasileiras puderam conhecer tendências de mercado, preferências dos consumidores, avaliar a concorrência e produtos distribuídos no país, além de identificar oportunidades para a indústria brasileira. Além de visitas guiadas à feira e rodadas de negócios, o grupo de 50 empresários participou de visitas técnicas e palestras sobre oportunidades e desafios para a entrada no mercado cubano.