APEX-BRASIL PROMOVE AÇÕES DURANTE AS OLIMPÍADAS



APEX-BRASIL PROMOVE AÇÕES DURANTE AS OLIMPÍADAS

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolve ações de promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros na Casa Brasil, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  As atividades programadas incluem seminários rodadas de negócios, exposições e degustações de produtos brasileiros, em parcerias com entidades setoriais e empresas.

 

A Agência vai organizar rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores estrangeiros e comerciais exportadoras. Em paralelo às agendas de negócios, serão realizados painéis de debate sobre três temas relacionados com os Jogos Olímpicos e a indústria nacional: Tecnologia & Saúde, Alimentos Funcionais, Tecnologia Assistiva. A ação deve envolver cerca de 120 empresas brasileiras e estrangeiras.

 

Um seminário vai apresentar a metodologia de internacionalização de empresas a um grupo de empresários com interesse no tema, e outro, em parceria com a ABVCAP, vai orientar empresas brasileiras a atrair fundos de participação. O evento terá painéis sobre o funcionamento da indústria de Venture Capital e Private Equity e o relacionamento entre fundos e empresas. Um outro encontro, em parceria com o Ministério do Turismo, debaterá oportunidades de investimentos no Brasil. A programação também inclui o lançamento do Guia de Oportunidades de Investimentos, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Apex-Brasil.

 

Exposições e interações

“Além da programação de negócios, o espaço terá também um caráter lúdico, para impulsionar o tema da promoção de exportações e atração de investimentos em uma linguagem atrativa e de fácil entendimento, que valoriza os produtos e serviços brasileiros e as oportunidades de investimentos”, explica o presidente da Agência, embaixador Roberto Jaguaribe. Os visitantes terão experiências sensoriais com produtos e matérias primas brasileiros na exposição “O Brasil no Mundo”, recebendo informações sobre setores como design, gastronomia, música e arquitetura. Um mapa interativo vai apresentar ao público informações sobre a presença de produtos brasileiros no exterior e sobre países que investem no Brasil. Vídeos sobre a indústria e a cultura brasileira estarão disponíveis por meio de óculos 3D e cubos volumétricos e o visitante poderá experimentar o simulador Motion Sphere – uma tecnologia genuinamente brasileira – pilotando um avião de acrobacias sobre a cidade do Rio de Janeiro.

 

Setores

A promoção de setores específicos da economia brasileira será realizada por entidades como a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), que apresentará a exposição Esporte & Energia by William Kass. Trata-se de uma reprodução de 15 modalidades esportivas e três pontos turísticos que homenageiam a cidade maravilhosa, todas compostas com miniaturas de figuras humanas em ambientes construídos com biscoitos, macarrão, pães e bolos industrializados. Estes produtos protagonizam os cenários das vitrines elaboradas pelo artista e destacam a importância da alimentação como fonte de energia para a prática de esportes. São miniaturas, produzidas com alimentos, que representam modalidades esportivas e pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Arco da Lapa, Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

 

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) manterá em atividade o Espaço Arte do Café, em estilo cafeteria, onde serão oferecidas degustações de cafés de diversas regiões do Brasil.  Também serão feitas apresentações didáticas sobre a história do café no Brasil, regiões produtoras, e como se produz e se prepara o café, entre outras. O Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) promoverá o evento Cheers for Brasil, com degustação de vinhos brasileiros agregada a informações sobre a história, produção, exportação e harmonização dos produtos.

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) vai levar para a Casa Brasil o projeto ‘Jabuti entre Autores e Leitores’, uma iniciativa para difusão do Prêmio Jabuti, o mais tradicional e de maior reconhecimento da literatura brasileira nacional, que em 2016 chega à sua 58ª edição. Serão realizados encontros entre autores premiados e o público, que gerarão a oportunidade de aproximação da população com um acervo rico de autores nacionais.

 

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMOVEL) fará um seminário sobre exportação, tecnologia e design do mobiliário brasileiro. E a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) terá um showroom de produtos de tecnologia assistiva, voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência.

 

A Casa Brasil –  Localizada no Píer Mauá, na região do Porto Maravilha, A Casa Brasil é o espaço de promoção do Brasil no Rio de Janeiro durante os Jogos e tem como objetivo fortalecer a imagem do país ressaltando o potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios.  A construção e operação do espaço de 12 mil m² são conduzidas pela Apex-Brasil.  A Casa Brasil estará aberta durante 46 dias, de 4 de agosto a 18 de setembro, com entrada gratuita.

 

Serviço:  Casa Brasil

Endereço: Píer Mauá, Porto Maravilha, Rio de Janeiro, RJ

Datas: 4 de agosto a 18 de setembro

 

Horário de funcionamento:

4 a 21 de agosto: 10h às 20h

22 de agosto a 06 de setembro: 14h às 20h

7 a 18 de setembro: 10h às 20h

 

Mais informações para a imprensa: (61) 2027 0775 – imprensa@apexbrasil.com.br