APEX-BRASIL PROMOVE CAPACITAÇÃO EM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS



APEX-BRASIL PROMOVE CAPACITAÇÃO EM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) reuniu em Brasília, entre 25 e 27 de abril, representantes de governos estaduais, federações de indústria e de órgãos da administração Federal para um workshop de capacitação na promoção de investimentos estrangeiros. Realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (KOTRA), o evento apresentou ao público presente a figura do Ombudsman de Investimentos Estrangeiros.

 

A criação do ombudsman como um facilitador do fluxo de investimentos estrangeiros foi criada pela Coreia do Sul em 1999 e se tornou responsável pelo aumento do investimento estrangeiro no país, que saltou de US$ 10 milhões para US$ 20 milhões, além de ampliar a criação de empregos de 3,5 mil vagas para mais de 16 mil postos de trabalho. “O sistema coreano foi reconhecido mundialmente como o mais bem-sucedido nessa área e serve de benchmark para diversos países”, relata o ombudsman coreano, Jeffrey Kim.

 

“Temos o desafio de aprovar um decreto que cria a figura do Ombudsman de Investimentos Estrangeiros no país e implantá-lo em todo o Brasil. Isso vai beneficiar a nova geração de acordos não apenas para proteger os investimentos, mas também solucionar problemas e encontrar soluções para dinamizar esses processos”, indica o Secretário-Executivo do MDIC, Fernando Furlan. Anfitrião do evento, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, explica que a Agência vai atuar em um de seus setores mais fortes: a capacitação. “Os estados são importantes porque lidam com os investimentos na ponta. Estamos muito orgulhosos em contribuir para melhorar o nível de governança dos estados”, afirma Barioni.

 

Durante dois dias, representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram de sessões dinâmicas compostas por palestras, exercícios práticos e estudos de caso. As sessões foram ministradas por consultor contratado pela Apex-Brasil, com a participação de especialistas brasileiros e de países como Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Coreia do Sul. Foram abordados temas como o cenário econômico atual, a competitividade local e a estratégia das Agências de Promoção de Investimentos (IPAs, na sigla em inglês). No terceiro dia, o modelo coreano para atrair investimentos, que inclui um escritório de Ombudsman de Investimento Estrangeiro, foi apresentado por Jeffrey Kim.

 

Desde 2009, a Apex-Brasil atua junto aos governos estaduais na atração de investimentos estrangeiros, difundindo melhores práticas e incentivando a estruturação eficiente dos órgãos dedicados à atração de investimentos e melhorias no ambiente de negócios local.  No processo de decisão dos investidores internacionais de se instalar no país, estados e municípios possuem um papel fundamental na negociação de incentivos tributários e concessões de benefícios. “Capacitar os entes estaduais é vital para a atividade de promoção de investimentos desenvolvida pela Apex-Brasil, pois o atendimento ao investidor estrangeiro depende em grande parte da capacidade dos estados e municípios de fornecer informações e ter conhecimento técnico para atendê-los de forma efetiva”, explica a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo.

 

Durante o evento, os participantes também foram apresentados a novos serviços oferecidos pela Apex-Brasil para os estados, incluindo um curso elaborado com base na metodologia do Banco Mundial de melhores práticas em promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, disponível na plataforma de cursos online da Agência, Passaporte para o Mundo.