APEX-BRASIL REALIZA INTERCOM FRANQUIAS



APEX-BRASIL REALIZA INTERCOM FRANQUIAS

Na última semana, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) concluiu a décima edição do curso de internacionalização InterCom, a primeira voltada exclusivamente para o setor de franquias. O curso, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral, foi elaborado com apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Participaram do treinamento, organizado em 40 horas/aula, 25 empresas do segmento, tais como Morana, Spoletto, Igui Piscinas, Giraffas, Livraria Nobel, Depyl Action, entre outras. Segundo a ABF, atualmente 106 redes brasileiras têm operações internacionais, espalhadas por todos os continentes.

 

“Estruturamos esta edição cuidadosamente, ao longo de dois anos, pois foi preciso adaptar o programa para que ele ficasse totalmente aderente à realidade do setor, que é muito específica”, relata Juarez Leal, coordenador de Internacionalização da Apex-Brasil. Em edições anteriores, ocorridas nos últimos 4 anos, foram capacitados mais de 270 executivos de 170 empresas no Brasil e no exterior. Além das aulas, esta edição do curso contou com apresentação de cases de sucesso de algumas franquias nacionais. “Muitas redes, apesar de operarem no modelo de franquias no Brasil, iniciam sua internacionalização por meio de operação própria e nós mostramos a eles os desafios e vantagens dessa opção e de outras, como a de selecionar máster-franqueados ou fazer alianças estratégicas”, comenta Leal.

 

A edição contou com a presença do Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, que elogiou o curso e o espírito empreendedor das empresas. O secretário afirmou que o governo precisa escutar o setor privado para criar melhores políticas públicas e que o InterCom foi uma excelente oportunidade para isso. “Para nós é importante incentivar as exportações de serviços, pelo valor agregado que eles têm. E a internacionalização de franquias é espetacular, porque as franquias não exportam simplesmente, elas obrigatoriamente criam uma presença internacional”, afirmou.

 

A avaliação dos participantes foi muito positiva. O empresário Francivon Melo, do Grupo Ornatus/Morana, destacou a vantagem de poder compartilhar o aprendizado com colegas que dividem as mesmas dúvidas e angústias. Já Hélio Freitas, do Supera Instituto de Educação, afirmou que seu trabalho deverá ser muito mais produtivo a partir do aprendizado adquirido no curso. Marco Pozza, da Estrela Franquias, disse que o programa o ajudou a redirecionar os esforços de internacionalização.