APEX-BRASIL RECEBE DUAS PREMIAÇÕES DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
Duas relevantes premiações da área de comunicação e marketing foram concedidas, neste mês de setembro, a campanhas e eventos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na noite de 23 de setembro, a campanha TweetScripts, encomendada pela Apex-Brasil para a agência F/Nazca, ganhou várias estrelas na categoria Comunicação de Governo do Festival do Clube de Criação 2018. A campanha fez parte do projeto FilmBrazil, parceria da Apex-Brasil com a APRO (Associação da Produção de Obras Audiovisuais), que promove a exportação do setor audiovisual brasileiro.
Já no Prêmio Colunistas 2018, mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil, a Apex-Brasil foi agraciada no dia 22 de setembro com Prata na categoria Evento Técnico pelo case BIF (Brasil Investment Forum) – Sinta Brasil e com Bronze na categoria Participação em Feira ou Exposição com o case Arena Brasil no BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival).
O Clube de Criação concedeu duas Pratas, três Bronzes e um Anuário para a campanha TweetScripts. A campanha recebeu uma Prata na categoria Ação Promocional ou de Marketing Direto e um Bronze na categoria Branded Content. O filme Half Half, que integra a mesma campanha, recebeu uma Prata na categoria TV, Cinema e Outras Telas e um Anuário na categoria técnica Filme Montagem. Water, outro filme da campanha, recebeu por sua vez um Bronze na categoria TV, Cinema e Outras Telas. Por fim, os anúncios You Tweet, Inspiration, Be Creative receberam um Bronze na categoria Direção de Arte.
A campanha TweetScripts foi feita para o festival Cannes Lions 2017 e transformava tweets em publicidade. A campanha ativou o conceito #BeCreative, pilar da campanha de comunicação internacional BeBrasil, impactando in loco o seu target, o público participante do encontro mundial da publicidade na Riviera Francesa
Para a 1ª fase da campanha, foram transformados em filmes os tweets de grandes personalidades do mercado publicitário global, como Jeff Goodby, Joe Alexander e Colleen DeCourcy. Os roteiros foram desenvolvidos em parceria com os diretores. Como resultado, cinco filmes publicitários foram lançados na semana que antecedia à estreia do Festival de Cannes, com veiculação no próprio Twitter e nos canais digitais do Projeto Filmbrazil e da Apex-Brasil. Uma etapa seguinte da campanha foi produzida em Cannes, durante o próprio Festival de Cannes, quando o objetivo foi engajar o público ao longo da semana da competição.
Ao longo da semana do festival de Cannes, a ativação rendeu nada menos do que 6,1 milhões de impressões na rede social Twitter. O projeto teve como objetivo promover a qualidade e a criatividade da produção audiovisual brasileira no exterior, além de distanciar a imagem do Brasil da proposição de ser apenas uma locação de filmagem, reforçando cada vez mais a ideia do país como uma alternativa interessante para produções publicitárias e cinematográficas.
Para conhecer os Tweets selecionados, roteirizados, produzidos e filmados em Cannes entre aqui.