APEX-BRASIL RECEBE PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA



APEX-BRASIL RECEBE PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA

A Apex-Brasil recebeu o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, na última terça-feira (24/11), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília. O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está em sua 5ª edição e conta com 68 grandes e médias empresas que se comprometeram, voluntariamente, com o fortalecimento da igualdade no local de trabalho.

 

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT). O intuito é atuar na gestão organizacional das empresas de forma a alcançar a igualdade entre os sexos e as raças no trabalho.

 

A Agência, juntamente com as outras organizações participantes do Programa, desenvolveu ações como licença-maternidade de 180 dias, ampliação da licença-paternidade e da licença adoção, linguagem inclusiva em suas documentações e outras práticas que beneficiam o avanço da equidade na estrutura coorporativa.

 

“O Selo é um importante reconhecimento às iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial que desenvolvemos e que iremos intensificar nos próximos anos, disseminando as boas práticas às empresas atendidas em nossos projetos e tornando a Apex-Brasil referência no tema”, afirma Adriana Rodrigues, Coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil.

 

O esforço da Apex-Brasil em garantir a igualdade entre os gêneros é validado em seus números, que mostram que 55% dos funcionários são mulheres e elas representam, também, maioria nos cargos nas gerências da Agência. Além disso, a Apex-Brasil não compactua com a distinção de salários entre os gêneros.

 

Liderança feminina nas exportações

 

Além das ações internas, a Apex-Brasil atua para promover empresas lideradas por mulheres e incentivar a inserção dessas companhias no mercado internacional. Em 2016, a Agência desenvolverá ações de capacitação e qualificação de lideranças femininas para a exportação.

 

Em julho deste ano, a Apex-Brasil promoveu, em parceria com o Centro Internacional de Comércio (ITC), a agência da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), o Women Vendors Exhibition and Forum 2015, evento que reuniu mais de 300 empresárias de 42 países para fazer negócios, parcerias e networking e resultou em US$ 20 milhões em expectativas de negócios.