APEX-BRASIL RENOVA 6 CONVÊNIOS EXPORTADORES DE US$640mi
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai injetar quase R$ 31 milhões para a promoção internacional de produtos e serviços de seis setores da economia brasileira no dia 23 de outubro, em São Paulo. O investimento total, somando a participação das entidades representativas dos setores de refrigeração, equipamentos hospitalares, obras audiovisuais, produtos para animais de estimação, arroz e máquinas e ingredientes para alimentos, alcança R$ 45 milhões.
Os seis projetos exportaram mais de US$ 640 milhões em 2014; isso equivale a US$ 21 de retorno para cada real investido. A assinatura acontece no hotel WTC, a partir das 9h. A renovação implica estabelecimento de novos valores, planos de ações, metas e projeção de resultados que devem contribuir para o aumento das exportações brasileiras. A meta é superar o patamar de US$ 776 milhões em exportações em 2016, um aumento de pouco mais de 20% em dois anos.
Renovam seus convênios com a Apex-Brasil os projetos:
- Heating, Ventilation, Air Conditioning, Refrigeration Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava);
- Brazilian Health Devices, com a Associação Brasileira Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (Abimo);
- Brazilian Rice, com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz);
- Pet Brasil, com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet);
- FilmBrazil, com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO);
- Brasil Foodservice, com a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan).
Valor agregado
O projeto Heating, Ventilation, Air Conditioning, Refrigeration Brasil, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), exportou US$ 321,5 milhões em 2014, meta que deve superar US$ 389 milhões em 2016. Focado em promover as exportações do setor de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento, o projeto tem como mercados-alvo Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, mantendo atenção também a Argentina, Equador, Emirados Árabes, Guatemala, Paraguai e Rússia.
Já o projeto Brazilian Health Devices, em parceria com a Associação Brasileira Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (Abimo), focado na internacionalização de empresas brasileiras do setor como meio de desenvolvimento da sua competitividade, aplicará cerca de R$ 22 milhões para expandir suas ações, notadamente aquelas voltadas ao segmento de tecnologias assistivas, que vem sendo trabalhado em caráter prioritário pela Apex-Brasil.
A meta do projeto é ampliar seu valor exportado de US$ 122 milhões para US$ 139,6 milhões em dois anos. O Brazilian Health Devices exporta para Angola, Chile, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, Rússia, Turquia, Arábia Saudita, Colômbia, Emirados Árabes, Equador, Irã e Peru no segmento médico-hospitalar; e para China, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, Irã, México, Rússia, Turquia, Arábia Saudita, Chile, Colômbia, Costa Rica, Japão e Polônia no segmento odontologia.
Empresas vinculadas à Abimo, inclusive, estão na linha de frente na reabertura do mercado do Irã, tendo exportado mais de US$ 1 milhão em instrumentos e aparelhos de ótica no primeiro semestre de 2015. No caso do projeto Brazilian Rice, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), o convênio já foi renovado, mas a assinatura simbólica ocorre na mesma cerimônia. A iniciativa receberá cerca de R$ 1,9 milhão para aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado (descascado, branco, integral e parbolizado), incluindo produtos derivados do arroz (óleo, farinhas, bolachas e massas). A ambição é tornar o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela qualidade e capacidade produtiva.
O projeto exportou US$ 88,5 milhões em 2014, para países como Angola, África do Sul, Arábia Saudita, Panamá, Estados Unidos e Peru. A meta é superar a casa de US$ 110 milhões em exportações em 2016. Outro projeto que vem registrando crescimento ao longo dos últimos anos e também será renovado é o Pet Brasil, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). As exportações do projeto saltaram de pouco mais de US$ 35 milhões em 2010 para quase US$ 49 milhões em 2014. E pretende superar a marca de US$ 64 milhões em 2016. Para isso, receberá aporte de US$ 3,2 milhões. Seus mercados-alvo são Angola, Colômbia, México, Chile, Estados Unidos, Peru, China, Índia e Rússia.
O setor audiovisual também faz parte do ciclo de renovação de projetos. A iniciativa Filmbrazil, em parceria com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), aplicará cerca de R$ 6,2 milhões para ampliar e diversificar a base exportadora do setor de produção publicitária, incrementar as exportações brasileiras destes serviços e desenvolver a competitividade internacional das empresas do setor. O Filmbrazil tem foco em cinco mercados estratégicos: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Japão. A meta é superar em 25% os números de negócios gerados em 2013, superando a casa de US$ 30 milhões.
Focado nos mercados de Angola, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru, o projeto setorial Brasil Foodservice, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan), aplicará cerca de R$ 6,8 milhões para ampliar seus resultados. A meta é saltar de US$ 17,8 milhões exportados em 2014 para o patamar de US$ 25 milhões em 2016, ampliando o número de empresas atendidas de 39 para 80 e as exportadoras de 29 para 60.
SERVIÇO
Assinatura de convênios entre Apex-Brasil e Entidades Setoriais
LOCAL: Hotel WTC, Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo l São Paulo
Sala Chagal – Auditório (entrada pelo lobby do Hotel Sheraton)
DATA: Sexta-feira, 23/10/2015
HORA: 9h às 11h30
Mais informações:
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775 – imprensa@apexbrasil.com.br