APEX-BRASIL TRAZ 70 COMPRADORES PARA A EXPO REVESTIR
Considerada a Fashion Week da Construção, pelo lançamento de tendências de design e tecnologia, a Expo Revestir terá início hoje (7) no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O imenso espaço onde acontece a feira receberá 70 compradores e 14 jornalistas internacionais (de 27 e 08 países, respectivamente) trazidos ao Brasil pelo Projeto Setorial Brazil Ceramic Tile Experience, desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) desde 2003. Eles estarão no país para fazer negócios com empresas brasileiras, prospectar o mercado nacional e realizar um trabalho de imagem mostrando ao mundo a pujança brasileira no setor. A expectativa é gerar US$ 12 milhões em negócios.
Em termos de produção e consumo o setor ocupa a 2ª posição mundial, com exportações pulverizadas para mais de 100 países. Aparece ainda como o principal fornecedor de cinco mercados e está entre os seis primeiros em vários dos mercados-alvo do projeto setorial. Em 2016, a mesma ação resultou na geração de US$ 14 milhões em negócios imediatos e outros US$ 45,6 milhões alinhavados para os meses após o evento. Naquela ocasião, a Apex-Brasil trouxe 76 compradores internacionais de 26 países (África do Sul, Alemanha, Antigua, Argentina, Austrália, Bahamas, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, EUA, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Nigéria, Panamá, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Saint Lucia, Suriname, Trinidad, Uruguai e Venezuela); e 13 jornalistas de sete países (África do Sul, Argentina, EUA, Itália, Paraguai, Peru, Reino Unido).
As 67 empresas apoiadas pelo Projeto Setorial entre Apex-Brasil e Anfacer são responsáveis por 95% das exportações brasileiras do setor e viram seus embarques para o exterior aumentarem 13,8%, em média, entre 2010 e 2016. Além da Expo Revestir, acontece, concomitantemente, o Fórum Internacional de Arquitetura, que traz palestrantes internacionais como formadores de opinião do setor, designers e arquitetos renomados internacionalmente e CEOs das principais empresas internacionais de arquitetura e construção para falar a uma plateia de mais de 1200 designers de interiores e arquitetos brasileiros. O Brasil é o segundo maior produtor de revestimentos e o segundo maior consumidor. Suas exportações chegam a 111 países devido aos padrões internacionais com que trabalha. O setor gera 27 mil empregos diretos e 200 mil indiretos e tem 1 bilhão de m2 de capacidade produtiva.
Entre os destaques deste ano está a estreia da Pormade, maior produtora de portas prontas do país. Além de patrocinar a exposição Expo Revestir 15 Anos: Portas Para o Futuro (realizada pela Anfacer e criação a cargo da Marton Estúdio, com contéudo da agência francesa de tendências NellyRodi), a empresa apresentará a linha Pormade Boutique by Léo Shehtman que privilegia o design e o requinte em uma coleção com 25 opções de portas que vão das linhas retas às formas geométricas entrecruzadas, do mix de cores vivas e intensas até a tendência fashion, do preto e branco.
Outro destaque são as soluções em painéis e revestimentos para pisos e paredes de diversas empresas. A Arauco apresenta a coleção Neo, com três novos padrões: Grafen, Golden e Truffel. A Truffel é inspirada nas cobiçadas trufas brancas europeias. O Golden demonstra a imponência do dourado, historicamente associado à abundância e poder, combinada à luminosidade do acabamento Chess, dá requinte e leveza a este padrão metalizado da Arauco. A linha Grafen representa a última palavra em tecnologia Grafeno, uma película revolucionária composta por uma rede de átomos de carbono.
SERVIÇO
EXPO REVESTIR
DATA: 07 a 10 de março
LOCAL: Transamérica Expo Center, São Paulo
Mais informações
(61) 3462.0775