APEX-BRASIL VENCE PRÊMIO DAS NAÇÕES UNIDAS POR PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem o orgulho de anunciar que recebeu o prestigioso United Nations Investment Promotion Awards 2018. A Agência foi reconhecida por seu projeto Brasil Auto Parts – Investment in Trusted Partners. A cerimônia de premiação ocorreu em 22 de outubro, na edição deste ano do Fórum Mundial de Investimentos em Genebra, na Suíça.
O projeto Brasil Auto Parts – Investments in Trusted Partners é um convênio entre a Apex-Brasil e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), voltado à promoção de parcerias entre empresas de autopeças brasileiras e estrangeiras com projetos de investimento no Brasil.
O projeto contribui diretamente para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 (construir infraestrutura resiliente, promover industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação), da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ao promover vínculos entre empresas brasileiras e estrangeiras que promovam a transferência tecnológica e o intercâmbio de know-how, abrindo portas a fontes alternativas para a modernização das empresas locais e cultivando uma mentalidade global. As empresas estrangeiras se beneficiam ao entrar em um mercado com o apoio de um parceiro local que já sabe como navegar no mercado doméstico e acessar oportunidades de mercado que, de outra forma, poderiam estar inacessíveis. Nesse sentido, a abordagem inovadora do projeto é a forma como promove situações “ganha-ganha”, tanto para empresas brasileiras quanto estrangeiras.
A Apex-Brasil identificou que muitas empresas estrangeiras pediam apoio da Agência na identificação de potenciais parceiros locais. Através desse projeto, a Agência ampliou seu portfólio de serviços para empresas estrangeiras, oferecendo uma análise de diligência prévia das empresas brasileiras, avaliando fatores operacionais, comerciais, gerenciais e financeiros, bem como potenciais sinergias para parcerias, que são consolidadas em um booklet disponível em inglês e português. Dessa forma, a Agência consegue fornecer informações confiáveis e reduzir o custo de "ser estrangeiro" para os investidores, assim como fortalece sua relação com o setor privado.
Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil, explica “Considerando que a indústria automotiva no Brasil representa 22% do PIB industrial e é responsável por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos, este projeto apoia diretamente a economia atual e o futuro crescimento da indústria brasileira. Como a indústria automotiva brasileira foi desenvolvida principalmente pela contribuição do capital estrangeiro, estou confiante de que o projeto auxiliará o setor a crescer ainda mais”.
A indústria automotiva brasileira está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias automotivas inovadoras ambientalmente sustentáveis. Entre elas estão o sistema flex, movido a etanol e gasolina, maciçamente implantado na frota de carros do país, e o primeiro caminhão 100% elétrico para áreas urbanas do mundo. Os polos de produção automotiva criam mudanças no Brasil, gerando empregos com salários mais altos, estabelecendo conexões com universidades para projetos de P&D e engenharia, elevando os padrões de produção para nível internacional.
A Apex-Brasil estará presente durante toda a semana do Fórum Mundial de Investimentos em Genebra, para promover o investimento sustentável no Brasil. O Fórum Mundial de Investimentos é a mais proeminente plataforma global de investimento e desenvolvimento e tem como objetivo elaborar estratégias e soluções para os desafios globais de investimento e desenvolvimento, ocorrendo de 22 a 26 de outubro de 2018.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.