APÓS INSCRIÇÕES DE 42 PAÍSES, BRASIL É SELECIONADO PARA FELLOWSHIP DE FRANKFURT



APÓS INSCRIÇÕES DE 42 PAÍSES, BRASIL É SELECIONADO PARA FELLOWSHIP DE FRANKFURT

A editora da Harper Collins Alice Mello foi selecionada para participar do programa de Fellowship de Frankfurt, que recebeu inscrições de 105 candidatos de 42 países. O projeto reúne profissionais do mercado editorial para troca de informações, eventos de matchmaking e networking. Durante duas semanas, os participantes vão percorrer diversas casas editoriais e livrarias alemãs, ter reuniões com players e participar da Feira do Livro de Frankfurt, que ocorre de 10 a 14 de outubro.  

“Os programas de Fellowship das diversas feiras internacionais do livro são uma excelente oportunidade para os editores brasileiros participarem, de maneira qualificada e com menor investimento, do cenário internacional”, afirmou Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Fellowship 2018 reúne profissionais da Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Eslovênia, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália e Singapura, e cobre as despesas de hospedagem e de alimentação neste período. As passagens aéreas para chegar até Frankfurt são por conta dos participantes.

Em 2018, o programa completa 20 anos. Para celebrar a data, os organizadores convidaram antigos participantes para uma recepção especial, que ocorre em 11 de outubro. De acordo com o Diretor Internacional de Projetos da feira, Bärbel Becker, uma forte rede internacional é essencial no setor. “Nas últimas duas décadas, mais de 330 talentos de 59 países participaram. O programa permite que os jovens profissionais aumentem seu conhecimento sobre os mercados editoriais estrangeiros e geralmente resulta em contatos de negócios duradouros e amizades em todo o mundo”, detalha.

Confira a lista dos participantes:

•    Arevik Ashkharoyan (ARI Literary and Talent Agency, Armênia)
•    Yue Bem (CITIC Press Group, China)
•    Simon Dikker Hupkes (Atlas Contact, Holanda)
•    Sandra Felteau (Groupe HMH, Canadá)
•    Cristina Gerosa (Iperborea, Itália)
•    David Gressot (Actes Sud), França)
•    Petra Kavčič (Beletrina, Eslovênia)
•    Aylin LaMorey-Salzmann (Ullstein, Alemanha)
•    Alice Mello (HarperCollins, Brasil)
•    Anna Muñoz (Acantilado – Quaderns Crema, S.A., Espanha)
•    Dr Pallavi Narayan (National University of Singapore, Singapura)
•    Ana Ojeda (Paidós / Planeta, Argentina)
•    Olivia Taylor Smith (Unnamed Press, EUA)
•    Katrien Van Oost (Lannoo Publishers, Bélgica)
•    Marika Webb-Pullman (Scribe Publications, Austrália)
•    Yijing (April) Yang (Shanghai Translation Publishing House, China)

Feira de Frankfurt 2018 conta com a participação de editoras brasileiras

O Brazilian Publishers organiza a participação de 23 editoras nacionais durante a 70ª edição da Feira do Livro de Frankfurt. Em 2017, a delegação brasileira comercializou US$ 680 mil durante o evento e em expectativas de negócios fechados para os 12 meses seguintes. Esse valor foi 9,67% maior comparado ao evento de 2016. Este ano, as expectativas de negócio são de US$ 650 mil em venda de direitos autorais e de livros físicos. Saiba mais sobre a participação brasileira aqui.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.