ARROZ BRASILEIRO EM CONVENÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS



ARROZ BRASILEIRO EM CONVENÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Brazilian Rice foi patrocinador da Rice Market & Technology Convention, que se encerrou recentemente em Houston, nos Estados Unidos. O projeto contou com espaço exclusivo para exposição do potencial do país na produção industrial e fornecimento de arroz aos mais exigentes mercados mundiais. O Brazilian Rice é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações deste produto nacional.

 

Gustavo Ludwig, gerente do projeto Brazilian Rice, destaca que a Rice Market & Technology Convention apontou algumas tendências para o setor: os Estados Unidos terão uma grande safra de arroz, ao passo que Uruguai, Argentina e Paraguai devem ter produções menores em função das mesmas chuvas que afetaram o plantio e a colheita no sul do Brasil. “O mercado prevê grandes desafios, mas o Brasil segue com reputação muito positiva, em especial sobre a qualidade de seu produto”, destaca Ludwig. A Rice Market & Technology Convention teve uma série de palestras e debates sobre temas profundamente ligados ao setor, como inovações tecnológicas, alterações climáticas, indústria e plantio.

 

Quatro empresas brasileiras estiveram em Houston acompanhando a programação do evento: Broto Legal Alimentos, Camil, Expoente Corretora e Guacira Alimentos. Estas empresas também participaram de uma agenda externa preparada pelo projeto Brazilian Rice, com visitas técnicas e de negócios, incluindo grandes distribuidores de food service do Texas. Atualmente, o mercado americano é um importante comprador do arroz brasileiro, importando US$ 10,6 milhões em 2015 (alta de 8,9% em relação ao mesmo período de 2014). No primeiro trimestre de 2016, o total comprado pelos Estados Unidos em arroz brasileiro já chega à marca de US$ 2,1 milhões, o que representa um crescimento de 9,9% em comparação com os três primeiros meses 2015.

 

Sobre o Brazilian Rice: tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos. Informações: www.brazilianrice.com.br