ARTESANATO SUSTENTÁVEL TAMBÉM OLHA PARA O DESIGN: FOCO EM EUA E UE
Das Catarinas é um grupo de artesãs catarinenses que desenvolve e produz produtos artesanais com resíduos têxteis. Atua desde 2011 e comercializa produtos em uma loja própria na cidade de Joinville. No intuito de exportar seus produtos após um estudo do mercado internacional, a empresária Edna Mesadri participou do Design Export, iniciativa desenvolvida em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD), para criar uma linha gourmet de acessórios para cozinha com conceitos de sustentabilidade.
“Queríamos um apelo estético sem abrir mão da funcionalidade. A premissa era usar a técnica do acordelado, além de ter o resíduo têxtil como matéria-prima”, ressalta Edna. A conexão foi feita com a Furf Design Studio e do projeto nasceram sete produtos: dois jogos-americanos, um porta-copos, um porta-panelas, um tapete, uma mochila e um avental. Com sobras monocromáticas da indústria têxtil, as peças de algodão se transformam em objetos alegres e úteis. “Por meio das mãos das habilidosas artesãs, materializamos poesia com resíduos da indústria fast fashion que seriam descartados e os transformamos em belos objetos para colorir os momentos das pessoas”, diz o designer Rodrigo Brenner.
O acordelado – técnica de criar “rolinhos” característica da Das Catarinas – foi utilizado em todas as peças representando a figura simbólica e lúdica da nuvem. “Uma linha de produtos híbridos, desenhados para dar um toque de surrealismo na mesa. A modularidade das peças permite a criação de composições únicas, assim como são as refeições em boa companhia”, completa Brenner. A nova linha recebeu menção honrosa do prêmio D. Catarina, o mais importante do estado de Santa Catarina.
Brasileiros e residentes no Brasil já podem adquirir as peças da coleção Das Nuvens no site da empresa. A previsão para exportação é no início de 2018, com foco em países da Europa. “Estar inserida nesse projeto é muito importante para a nossa empresa porque acreditamos que o Programa Design Export é um dos caminhos mais significativos para promover empresas brasileiras no mercado internacional com produtos com design e inovação”, finaliza Edna.
SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.