AUTOR BRASILEIRO DE OITO ANOS É CONVIDADO PELA ONU PARA FALAR SOBRE OS SEUS LIVROS
Aos oito anos de idade, João Paulo Guerra Barrera chamou a atenção da ONU (Organização das Nações Unidas) devido ao conteúdo dos seus dois últimos livros bilíngues: “No Mundo da Lua e dos Planetas” (2016) e “Morando no Espaço” (2018). Ambas publicações trazem uma narrativa infantil sobre sustentabilidade e cuidados com o planeta, temas que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e do universo de João.
O segundo livro do autor foi publicado pela Trilha Educacional Editora, que faz parte do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O encontro com a Secretária da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, ocorreu em Nova York em 11 de julho. João falou a respeito das dicas de sustentabilidade e cuidados com o planeta que fazem parte da história dos seus livros. O autor recebeu um pin com as 17 cores que representam cada um dos objetivos do plano de ação da Agenda 2030 da organização, como Consumo e Produção Responsáveis, Cidades e Comunidades Responsáveis, Mudança Global do Clima, Vida Terrestre, Vida na Água, entre outros.
“Por que no site da ONU não tem português?”
Após o convite para visitar a sede da ONU em Nova York e conversar com Jayathma, João visitou o website da organização e percebeu que ele não tinha versão em português. Com isso, a criança decidiu escrever uma carta do próprio punho pedindo para que o português fosse incluído como língua oficial da ONU e entregou durante o encontro
Atualmente, a organização possui seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. O português é a 4ª. língua mais falada no mundo, com 261 milhões de falantes em nove países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Publicações
“No Mundo da Lua e dos Planetas” conta a história de três crianças – Mike, Maria e Toreno – que fazem uma viagem até a Lua em um foguete de material reciclado. A publicação inspirou João a criar um jogo eletrônico com a história, que rendeu o prêmio Ames Space Settlement Contest da NASA, na categoria Mérito Literário, para o autor. Cerca de seis mil estudantes participaram do concurso.
Após a viagem à Lua, Mike, Maria e Toreno decidem visitar novamente os planetas no segundo livro “Morando no Espaço”. “Tudo que eu escrevi saiu da minha cabecinha. Eu gosto do espaço e de cuidar do planeta. Quando eu tinha quatro anos, eu ganhei um telescópio do Papai Noel e ficava olhando o céu. Uma vez, eu acho que vi Marte com os meus próprios olhos”, disse João.
De acordo com Margarida Guerra Barrera, mãe do jovem escritor, a ideia de escrever nasceu da vontade do próprio filho em fazer um filme. “Uma vez ele me disse que queria fazer um filme e eu explique que as histórias vêm antes dos filmes. Com isso, ele resolveu escrever o primeiro livro, nós percebemos que a história estava bem construída e decidimos publicar. O livro foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2016. Na edição deste ano, João participa da Bienal do Livro no stand “Morando no Espaço”.
O terceiro livro de João “Aventuras no Espaço” tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018. O tema é tão importante para o jovem escritor, que ele já sabe o que quer colocar na próxima publicação. “Você sabia que Netuno e Urano soltam diamante quando lá está muito quente? Eu acho que tem vários diamantes lá. Acho que vou colocar isso no meu quarto livro. Agora eu vou brincar, tá bom?”, disse.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.