AGÊNCIA FACILITA INVESTIMENTOS DE MAIS DUAS GRANDES EMPRESAS



AGÊNCIA FACILITA INVESTIMENTOS DE MAIS DUAS GRANDES EMPRESAS

A atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) ajudou a trazer para o país dois grandes investimentos de empresas internacionais. A Qualcomm anunciou investimento de US$ 200 milhões nos próximos quatro anos para produzir processadores para dispositivos conectados no Brasil. A fábrica será instalada na região de Campinas (SP) e deverá empregar até 1,2 mil pessoas. A equipe da Agência atende a empresa desde 2011.

A Qualcomm vai fabricar chips com multicomponentes em uma mesma placa para incorporação em smartphones e outras aplicações, incluindo equipamentos com funcionalidade “internet da coisas” (IoT). O termo internet das coisas designa a evolução que permite a conexão de dispositivos de diversas naturezas como máquinas, carros, eletroeletrônicos, entre outros.

O outro anúncio de investimento foi da SAP, uma das líderes globais de sistemas de gestão integrada no ramo de softwares de aplicativos empresariais. A empresa, que já tem sede no Brasil, vai destinar R$40 mi para a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em São Leopoldo (RS). Estão previstos 600 novos postos de trabalho. Desde 2015, a Apex-Brasil vem tentando ampliar os investimentos em P&D realizados pela SAP no Brasil. Foram inúmeras reuniões, atividades e agrupamento de informações até que o anúncio fosse feito.

“São investimentos em áreas estratégicas para país, que nos permitirão fabricar produtos com maior valor agregado e trazer tecnologia para o Brasil. Além disso, eles têm um impacto grande em termos de qualificação da mão de obra e na geração de empregos aqui”, explica a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg.

O memorando de entendimento assinado pela SAP com o governo brasileiro tem a intenção também de fomentar a área de inovação aberta, que consiste no investimento em startups brasileiras. As duas linhas de atuação são trabalhadas pela equipe da Apex-Brasil com a empresa.