Animação brasileira é destaque em festival na França



Um longa-metragem nacional participa da mostra competitiva do Festival de Annecy, na França. “O Menino e o Mundo”, dirigido por Alê Abreu, representa o Brasil nesta competição, a mais importante da animação internacional. A indicação do filme ao prêmio confirma a boa fase da produção brasileira de animação. No ano passado, foi um longa-metragem nacional, “Uma História de Amor e Fúria”, da Gullane Filmes, que venceu a disputa.

 

O filme tem distribuição da Elo Company, associada à  ABPITV.  A distribuidora vai ao evento com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) que, por meio de seu programa de exportação de conteúdo Brazilian TV Producers (BTVP), realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), irá participar com delegação do MIFA (Marché International du Film d'Animation) – mercado que será realizado de 11 a 13 de junho, dentro da programação do Festival de Animação de Annecy.

O evento acontece no mesmo ano em que a ABPITV e o BTVP completam, respectivamente, 15 e 10 anos. Com a missão de fortalecer a produção independente brasileira – e proporcionar conexões e intercâmbios internacionais é um dos caminhos para isso – o BTVP terá pelo segundo ano consecutivo um estande próprio no Mifa. Além da Elo Company, as empresas brasileiras que participarão do mercado esse ano são a Boulevard Filmes, Disco Voador, Umana e a Valu Animation Studios.  

 

A Ancine apoia a participação das empresas no Mifa por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. As produtoras buscam no mercado compradores e parceiros para coprodução. O “Menino e o Mundo”, por exemplo, já tem vendas confirmadas para todos os países da América Latina e mais de 10 territórios na Europa.

 

Na agenda dos produtores está previsto o encontro Focus América do Sul, na quinta-feira, 12, das 10h às 11h30. O Focus, articulado pelo BTVP, reunirá além do Brasil, outros países da região, ainda em fase de confirmações. Cada delegação envolvida apresentará os mecanismos de coprodução em seu país.

 

O Mifa tem cerca de 2 mil participantes, 460 expositores, 340 distribuidores e buyers de 70 países diferentes, sendo responsável por diversos negócios no segmento audiovisual de animação.

 

Serviço

MIFA – International Film Market (Marché International du Film d'Animation)

Data: 11 a 13 de junho de 2013

Local: L'Impérial Palace Allée de L'Impérial 74000 Annecy – France

Stand número: 4.C12

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil e SAv/MinC. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)

A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, com mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

abpitv@2pro.com.br
Myrian Vallone

Anne Dias

Mércia Araújo

(11) 3030.9461 / 9464