Apex-Brasil homenageia atuação competitiva de empresas brasileiras



A atuação de empresas brasileiras também foi destaque durante a entrega do 5º Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação, realizado em São Paulo no último dia 28 de maio. Ações inovadoras, sustentáveis, empreendedoras, de internacionalização de produtos e serviços, de atração de investimentos e de marketing de relacionamento foram alguns dos destaques da noite. A Agência ainda homenageou o investimento das empresas em inteligência comercial e diversificação de mercados.  

 

Na categoria “Sustentabilidade”, a Natura foi a homenageada. A empresa genuinamente brasileira nasceu em São Paulo em 1969, como pequeno laboratório e loja de cosméticos. Atualmente, é uma das mais importantes marcas de cosméticos do mundo e está presente em vários países. A empresa desenvolveu novos conceitos, metodologias e processos, e criou produtos que unem conhecimento científico a técnicas sustentáveis de fabricação.    

 

A “Inovação” da Zoemob também foi destacada. A empresa brasileira atua no segmento de tecnologia da informação, desenvolvendo softwares. Um de seus produtos é um aplicativo, para celulares, que permite aos pais acompanhar as atividades diárias de seus filhos. Atualmente, este aplicativo é usado por pessoas em 180 países.

 

Para a Apex-Brasil, a sustentabilidade e inovação são diferenciais competitivos. “O Brasil tem uma vocação natural para ser sustentável. Entendemos que uma atuação responsável vai além. Agrega valor aos produtos e fortalece a imagem do país”. Já a inovação, avalia o presidente da Agência, Mauricio Borges, é “a linguagem do mercado global e do Brasil que vai além”.

 

A empresa Foton Aumark do Brasil foi o destaque nas ações de “Atração de Investimentos”. Nascida a partir de uma parceria entre Brasil e China, a empresa iniciou em 2013 a construção de uma fábrica no Brasil. A JBS-Friboi foi a empresa homenageada pelo trabalho de “Internacionalização de Produtos”. A empresa é líder mundial no segmento e está presente em mais de 150 países. A homenagem para as ações de “Internacionalização de serviços” foi para a empresa Stefanini It Solutions, considerada uma das cinco empresas mais inovadoras do mundo, com escritórios em 30 países.

 

A Apex-Brasil estimula a internacionalização de produtos e serviços nacionais, oferecendo suporte no Brasil e em seus nove escritórios ao redor do mundo. Para Mauricio, “esse apoio impulsiona não apenas uma empresa, ou um setor específico, mas fortalece a imagem do Brasil. Produtos e serviços brasileiros que se internacionalizam tornam-se embaixadores do Brasil. Representam nosso país”, diz.

 

Na categoria “Empreendedor Internacional”, a empresa destaque foi a Marcopolo. Atuante no mercado internacional desde 1971, a empresa já produziu mais de 350 mil ônibus em suas fábricas no Brasil e no exterior.

 

Os “Projetos de Marketing de Relacionamento” da Garoto chamaram a atenção, e a empresa foi uma das homenageadas. Com mais de 80 anos de atuação no mercado brasileiro, a Garoto é hoje a maior fabricante de chocolates da América Latina, exportando parte de sua produção para todo o mundo.

 

A Weg Equipamentos Elétricos foi a homenageada pela “Diversificação de Mercados”. Uma das maiores fábricas de equipamentos elétricos do mundo, a empresa atua em mais de 100 países. A Apex-Brasil entende que a diversificação de mercados garante uma atuação internacional variada e sustentável.

 

O trabalho de “Inteligência Comercial” é um dos instrumentos mais estratégicos e eficientes para a obtenção de resultados nas exportações. A Embraer foi a empresa homenageada nesta categoria. Atualmente com um time de 19 mil pessoas, a empresa possui escritórios nos principais mercados do mundo, fornecendo projetos, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte a aeronaves.

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

www.apexbrasil.com.br