Apex-Brasil leva exportadoras iniciantes para missão empresarial



Pela primeira vez, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza uma missão empresarial para empresas que foram atendidas pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), programa da Agência para capacitar empresas brasileiras iniciantes na atividade exportadora. Entre os dias 19 e 23 de maio, 37 empresas que passaram pelo PEIEX participarão de missão para a Colômbia e para o Peru, organizada pela Apex-Brasil.

 

Ao todo serão cerca de 60 participantes da missão, mas as empresas do PEIEX terão encontros de negócios exclusivos para elas em Bogotá e em Lima. As empresas são principalmente dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, moda e confecções, máquinas e equipamentos e cosméticos, dentre outras.

 

Antes das reuniões de negócios, os representantes das empresas terão que participar de seminários com autoridades da Colômbia e do Peru ligadas ao comércio exterior dos dois países. O objetivo é oferecer às empresas conhecimentos necessários para a realização de negócios nos dois países, como regras para importação e exportação, controles fitossanitários, questões cambiais, etc.

 

As empresas atendidas pelo PEIEX normalmente são de pequeno e médio portes, com pouca ou nenhuma experiência em comércio exterior. O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 12 estados brasileiros, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado.

 

As empresas participantes dos projetos setoriais que a Apex-Brasil desenvolvem em parceria com entidades empresariais têm Colômbia e o Peru como mercados prioritários. Em relação à Colômbia, por exemplo, 41 projetos setoriais apoiados pela Apex-Brasil têm o mercado colombiano como prioritário. O Peru é considerado mercado prioritário para 27 dos 78 projetos setoriais em atividade atualmente.

 

A proximidade geográfica e os laços culturais entre Brasil, Peru e Colômbia facilitam as relações comerciais de lado a lado e geram ambiente propício tanto para a iniciação como para a intensificação dos processos de internacionalização das empresas.

 

Por isso, mais da metade das empresas participantes da missão são iniciantes no comércio internacional, que passaram pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) para capacitação na atividade exportadora. São empresas com produtos e serviços inovadores e que buscam expandir suas atividades para outros mercados.

 

Comércio bilateral

O comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia, que no ano 2000 era inferior a US$ 1 bilhão, passou para mais de US$ 4 bilhões em 2013. O mesmo ocorreu nas relações comerciais com o Peru, em que o comércio bilateral saiu de cerca de US$ 565,5 milhões em 2000 para US$ 3,9 bilhões no ano passado. São mercados que atraem cada vez mais o interesse das empresas brasileiras.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil

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