Apex-Brasil premia a excelência em exportação nas empresas
São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entregou, na noite desta quarta-feira, 28, o Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação a representantes de cinco categorias empresariais, pelo desempenho nas exportações, registrado nos anos de 2012 e 2013. Mais de 700 pessoas prestigiaram a cerimônia, que foi realizada no Teatro Alfa, em São Paulo. No evento, a Apex-Brasil também homenageou 17 iniciativas e lideranças empresariais que acreditam no Brasil e investem em produtos competitivos e inovadores, diferenciais brasileiros em mercados internacionais.
Sob o tema Brasil Beyond ou “O Brasil que Vai Além”, esta foi a quinta edição do Prêmio Apex-Brasil. A premiação foi instituída em 2006 e, desde então, é realizada bianualmente. Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil, explica que a iniciativa é o reconhecimento de empresas, entidades e personalidades que se destacaram em ações de promoção das exportações brasileiras e atração de investimentos, contribuindo para desenvolvimento do Brasil.
Mauricio Borges enfatiza a grande colaboração que premiados, finalistas e homenageados representam para as exportações brasileiras. “São empresas, entidades e pessoas que têm um olhar que vai além, com uma atuação que renova a imagem do Brasil no mercado global e que nos torna cada vez mais competitivos”, ressalta.
PREMIADOS
A quinta edição do Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação recebeu 135 inscrições, com histórias de sucesso de empresas – de micro, pequeno, médio e grande portes – no mercado internacional. Para escolher os cinco ganhadores, a Agência contou com a avaliação de um júri formado pelo presidente do Valor Econômico, Alexandre Caldini, o presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), José Augusto Coelho Fernandes, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade. Também compõem o corpo de jurados o ex-ministro Luiz Fernando Furlan e o atual titular do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.
Na categoria micro e pequena empresa, a premiada foi a Pharma Nectar, com o caso Proporalcare. A Pharma Nectar criou, em parceria com a UFMG, a linha Proporalcare de géis dentais para pacientes submetidos a radioterapia. Os produtos são exportados para os Estados Unidos e outros países.
Na categoria média empresa, a vencedora foi a Bio-Art Equipamentos Odontológicos, com o case “A voz do cliente. Uma história de sucesso, muita determinação e persistência”. A empresa conquistou o mercado norte-americano com seus produtos odontológicos, abrindo espaço para atuar em todos os continentes.
Na categoria grande empresa, a vencedora foi a Artecola Química, com o case “revolução Artepowder: inovação tecnológica abre mercado asiático para fabricantes de componentes de calçados”. A empresa vende insumos para a fabricação de sapatos para vários países, incluindo a China.
A “Iniciativa Inovadora de Promoção Setorial – Produtos” foi um reconhecimento da Apex-Brasil para a Associação Brasileira das Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo), com o case “Programa de Incentivo à Certificação FDA”, que garante às empresas da entidade acesso não só ao mercado norte-americano, mas também a diversos outros países. O selo atesta confiabilidade e qualidade aos produtos.
O vencedor na categoria “Iniciativa Inovadora de Promoção Setorial – Serviços” foi Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o case “Metodologia Modelo Participativo”. A CBL capacitou editoras brasileiras e incentivou a participação na maior feira mundial do setor, realizada em Frankfurt, na Alemanha.
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