BE BRASIL: IMPULSO PARA A PROMOÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR
Com o objetivo de fazer com que o Brasil seja visto como um país atrativo para os negócios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançaram, nesta segunda-feira (22), na Casa Touring (Casa Brasil), no Rio de Janeiro, a nova estratégia de promoção dos negócios brasileiros no exterior, baseada no conceito “Be Brasil” (Seja Brasil).
O lançamento aproveitou o momento de visibilidade do Brasil com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com as ações, o governo brasileiro pretende estreitar o relacionamento comercial com outros países e atrair investimentos estrangeiros diretos para o país. A estratégia foi construída com base em pesquisas sobre a percepção do Brasil no exterior. Serão divulgados, por exemplo, a sustentabilidade e a tecnologia presentes no agronegócio e a criatividade e inovação de setores como moda, audiovisual, design, entre tantos outros.
“Estamos hoje num mundo em que a competição é árdua e não se faz nada com êxito sem uma visão estratégica. Uma das prioridades do Governo Federal é a ênfase na abertura duradoura de novos mercados, na agenda que vai atrair novos investimentos”, disse o ministro das Relações Exteriores, José Serra, durante o evento de abertura.
Para Serra, “a Olimpíada foi um sucesso, porque teve segurança, bom acesso a todos os jogos e rompeu a expectativa negativa que havia, de que haveria problemas. A Olimpíada melhorou a autoestima do povo brasileiro e a nossa imagem no exterior. Isso ajuda os produtos brasileiros”, disse.
O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, também reforçou a importância de aproveitar este momento especial, em que o foco da atenção global está sobre o país, para o lançamento de uma campanha de reposicionamento do Brasil no mercado internacional.
“O Brasil é percebido como um país amigável, mas a imagem dos negócios ainda sofre um pouco. A nova plataforma de promoção é flexível e agregadora. Pode acomodar exportações, investimentos ou muito mais. A Apex-Brasil começa hoje esse movimento que requer esforço conjunto e será sustentado ao longo dos anos por meio de um trabalho consistente de inteligência e prospecção”, afirmou.
O secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República, Moreira Franco, também presente à cerimônia, ressaltou que é necessário um esforço para mostrar a capacidade de inovação e realização do brasileiro: “É indispensável que se faça esse trabalho no mundo. É preciso garantir que a produtividade que temos não se perca”.
O ministro José Serra destacou em seu discurso, ainda, que o lançamento da estratégia é o primeiro fruto da integração da Apex-Brasil ao Itamaraty. “Essa integração era indispensável, pois o trabalho de promoção de nossas exportações deve estar em perfeita sintonia com a estratégia mais ampla de nossa política externa e de nossa diplomacia econômica”, afirmou.
Na campanha de comunicação, que será veiculada no país e no exterior, serão apresentados os atributos dos setores, produtos e serviços nacionais com o uso dos conceitos: Be Brasil, Be Sustainable (Seja Brasil, Seja Sustentável), Be Brasil, Be Creative (Seja Brasil, Seja Criativo), Be Brasil, Be Innovative (Seja Brasil, Seja Inovador). A campanha usará, de forma integrada, ferramentas de relações públicas e assessoria de imprensa, eventos, marketing, mídias sociais e publicidade e se apoiará em depoimentos e histórias reais, de compradores e investidores que estão satisfeitos com seus negócios com o Brasil.