BEAUTYCARE PREPARA EMPRESAS DO SETOR PARA MERCADO ÁRABE



BEAUTYCARE PREPARA EMPRESAS DO SETOR PARA MERCADO ÁRABE

No dia 5 de abril, o projeto setorial Beautycare Brazil – realização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – reuniu 26 representantes de 14 empresas associadas no workshop sobre estudo do Mercado Árabe. O evento, que aconteceu na sede da ABIHPEC, em São Paulo, foi dedicado à capacitação das indústrias do setor para exportação, uma das inúmeras ações promovidas pelo projeto setorial.

 

Segundo a equipe do Beautycare Brazil, em 2015, 15 empresas do projeto setorial exportaram para os Emirados Árabes, oito para a Arábia Saudita e seis para o Egito. E a região continua atraindo a atenção das brasileiras. Em maio, o Beautycare Brazil levará 23 empresas para Dubai, onde participarão da Beautyworld Middle East, importante feira do setor da qual o projeto marca presença desde 2003, obtendo excelentes resultados de exportação para o Oriente Médio e o Norte da África.

 

O workshop contou, também, com a presença de João Paulo Paixão e Edson Mattar Junior, respectivamente, coordenador de Inteligência de Mercado e Assessor Comercial da Câmara de Comércio Árabe Brasil, que falaram amplamente sobre oportunidades para o setor de HPPC na região e os aspectos culturais que fazem a diferença em negociações comerciais nos países árabes: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Marrocos e Argélia.

 

O público do Workshop pode conhecer, também, como funciona o sistema regulatório nestes países, item detalhadamente abordado por Pedro Amores, consultor de Assuntos Regulatórios da ABIHPEC, além de um amplo estudo sobre o comportamento do mercado no setor de HPPC, apresentado por Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC. De acordo com os dados expostos, a Arábia Saudita está em 16º lugar no ranking dos maiores consumidores de produtos de HPPC no mundo, enquanto os Emirados Árabes ocupam a 35ª posição e o Egito, 47ª. Com base nos estudos, Oliveira destacou o grande potencial mercadológico da região para Depilatórios, Desodorantes, Fragrâncias, Maquiagem, Produtos Infantis, para Banho e Masculinos.