BIENAL DE DESIGN EM FLORIANÓPOLIS TEM APOIO DA APEX-BRASIL
Centenas de produtos e projetos que têm o design nacional como destaque estarão em exibição na Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa – que acontece na capital catarinense, entre 15 de maio e 12 de julho. O maior evento de design do Brasil – que tomará conta da capital catarinense – contempla seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e ações paralelas em torno do tema “Design para Todos”, eleito como conceito central da Bienal, com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é a principal patrocinadora do evento. Para a Agência, o design é um instrumento que possibilita às empresas adotarem inovações incrementais ou até disruptivas em seus produtos, serviços e processos. Como resultado, as empresas ganham competitividade e abrem novos espaços no mercado internacional. A Agência vem apoiando as Bienais desde 2010, com o objetivo de posicionar a imagem do Brasil e do design brasileiro no mercado internacional e, também, de sensibilizar as empresas para a importância desta ferramenta, ao lado da inovação e da sustentabilidade.
A Agência também trabalha o design por meio dos projetos Design Export, Inova Embala e do Projeto Setorial Brasil Design, além de inúmeras outras iniciativas pontuais de apoio e patrocínio a iniciativas que focam o tema. No Design Export, por exemplo, mais de 100 empresas tiveram apoio para desenvolver produtos e serviços inovadores ou melhorar sua estratégia de gerenciamento de marcas com foco em mercados internacionais específicos. Já o Inova Embala auxilia as empresas a entender a importância da embalagem para a competitividade e a conhecer as tendências, as novas tecnologias, materiais, certificações e normas internacionais. Este projeto leva em conta que uma embalagem inovadora e com um bom design pode ajudar a conquistar os disputados espaços nos pontos de venda, podendo agregar valor à mercadoria e, consequentemente, aumentar as exportações.
Exposições da Bienal de Design
Design para todos – Para melhorar a vida – Mostra Principal
Apresenta sobretudo produtos, em especial os de fabricação industrial nacional. Estarão representados exemplos de design gráfico, embalagens, ambientes e serviços, além de projetos de todas as regiões do país, o que contempla também projetos artesanais. A mostra não terá setores, para que o público possa perceber a presença do design em uma variada gama de produtos e de materiais.
Design Participativo – Coletivos Criativos
Voltada para projetos que representam legados tangíveis e intangíveis para a cidade de Florianópolis. A intenção da Bienal é discutir o conceito de design acessível e garantir seu alcance de forma democrática, mostrando como a concepção de bons produtos e serviços deve atender aos públicos mais diversos, oferecendo qualidade ao ambiente urbano. Durante o período de realização da Bienal, o grupo irá promover uma agenda a partir do uso de um equipamento urbano (geodésica), que abrigará oficinas e ações geradas pela exposição.
Design Tecnológico – Os “makers” e a materialização digital
O design baseado em tecnologias digitais propõe uma nova revolução de usos, adaptados a características quase individuais dos usuários, como a tecnologia de impressão 3D. Para o curador Jorge Lopes, a mostra procura captar o momento novo que a tecnologia de impressão 3D vivencia hoje: a materialização dos projetos. Vários trabalhos bem-sucedidos de impressão digital estarão em exibição e o público poderá participar dessa nova tendência.
Design Holandês no Palácio do Povo
Mostra que vem da Holanda, inspirada no local de exibição: o Museu Cruz e Souza, antigo palácio onde os governadores trabalhavam e residiam. Apresentará um contraponto mais atual ao interior tradicional do palácio, em torno de uma ideia central: o uso cotidiano de uma casa e a mudança de seu papel nos últimos tempos, afetada pelas novas tecnologias e pelas crises econômicas.
Criação Catarina
Distribuída em setores, a exposição vai revelar o lado criativo da indústria, seus processos e tecnologias, oferecendo ao público uma boa visão da dimensão e da extensão da atividade do design catarinense atual, que espelha o aprendizado desenvolvido ao longo dos anos, com muitos designers que se radicaram em Santa Catarina.
Design para Todos?
Fruto de uma experiência vivida na Bienal de 2010, em Curitiba, apresenta um conjunto de cartazes sobre o tema da acessibilidade, desenvolvidos especialmente para a Bienal por 20 artistas gráficos convidados. A mostra será distribuída em três locais de exibição: Parque de Coqueiros, Jurerê Open Shopping e Calçadão do Mercado Público.
Serviço
Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa
Florianópolis, Santa Catarina
De 15 de maio a 12 de julho 2015
Programação: www.bienalbrasileiradedesign.com.br
Realização: Centro Design Catarina – Fiesc
Co-realização: Prefeitura de Florianópolis – Governo de Santa Catarina
Patrocínio: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – FAPESC