BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO PROMOVE 1ª JORNADA PROFISSIONAL NESTA QUARTA



BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO PROMOVE 1ª JORNADA PROFISSIONAL NESTA QUARTA

A 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo apresenta a 1ª Jornada Profissional com a participação de 60 profissionais do mercado editorial, sendo 30 editores internacionais convidados e 30 editores apoiados pelo projeto Brazilian Publishers. Serão dois dias voltados para rodadas de negócios entre players nacionais e internacionais com foco no mercado editorial latino-americano e do mundo árabe, convidado de honra desta edição. Os participantes são de diversos países como Argentina, Colômbia, Turquia, México, Peru, Guatemala, Panamá e Emirados Árabes Unidos. Confira as editoras participantes clicando aqui

A Bienal do Livro de São Paulo de 3 a 12 de agosto, no Anhembi em São Paulo, e é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A CEO da Sail Publishing, Iman Ben Chaibah, visita pela primeira vez o Brasil para participar da Jornada Profissional e espera conhecer a literatura brasileira e fechar negócios durante o evento. “O primeiro livro em inglês que li foi do Paulo Coelho. Acho que esse encontro entre os profissionais é muito importante não apenas para negócios, mas também para a troca de ideias. Estou bastante interessada em saber mais sobre as semelhanças da cultura brasileira e árabe, principalmente em termos de literatura infantil e adulta”, detalha.

A distribuidora colombiana Adriana Paredes participa da Jornada Profissional para prospectar publicações. “Os livros brasileiros são excelentes em termos de conteúdo e qualidade. Trabalho com muitas obras infantis e me encanta o cuidado visual que vocês têm. As publicações infantis devem chamar a atenção dos leitores para que continuem lendo e vocês são muito bons nisso”, disse.

O editor de literatura da FTD Educação, Estevão Andozia, explica que a Jornada Profissional é uma oportunidade para acompanhar a produção do mercado. “Ter um espaço para conhecer editores do mundo é fundamental, porque vivemos da troca de conteúdos. Assim como nós gostamos quando os nossos livros são lidos e traduzidos para o exterior, também precisamos saber o que está sendo feito no mercado. Esse intercâmbio é imprescindível”, afirma.

Com o objetivo de expandir o mercado editorial nacional e aproximar os leitores brasileiros da literatura árabe, a edição deste ano recebe Sharjah como convidada de honra. A cidade-estado é um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro em 2019.

O Brazilian Publishers entrevistou Ahmed Al Ameri, Presidente da Autoridade do Livro de Sharjah. Confira as expectativas dele para o evento clicando aqui

Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Com um investimento de R$ 32 milhões, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com 1500 horas de atividades, 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário, 197 expositores e a presença de 291 autores nacionais e 22 internacionais.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.