BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SP PROMOVE JORNADA PROFISSIONAL PARA MERCADO EDITORIAL
Além de oferecer mais de 1.500 horas de atividades culturais voltadas para a imersão literária, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo também apresenta a 1ª Jornada Profissional com a participação de 60 profissionais do mercado editorial, sendo 30 editores internacionais convidados e 30 editores apoiados pelo projeto Brazilian Publishers. O evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A Jornada Profissional promove rodadas de negócios entre players nacionais e internacionais com foco no mercado editorial Latino Americano e do Mundo Árabe, convidado de honra desta edição da Bienal do Livro de São Paulo. Os participantes são de diversos países como Argentina, Colômbia, Turquia, México, Peru, Guatemala, Panamá e Emirados Árabes Unidos. Confira as empresas participantes aqui.
Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers, afirma que o encontro de profissionais do mercado estimula a exportação da literatura brasileira. “As rodadas de negócios são ideais para que os profissionais apresentem as suas obras, ampliem seu networking e fechem projetos futuros para que publicações nacionais também sejam divulgadas no exterior”, explica.
Com o objetivo de expandir o mercado editorial nacional e aproximar os leitores brasileiros da literatura árabe, a edição deste ano recebe Sharjah como convidada de honra. A cidade-estado é um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro em 2019.
O Brazilian Publishers entrevistou Ahmed Al Ameri, Presidente da Autoridade do Livro de Sharjah. Confira as expectativas dele para o evento clicando aqui.
Bienal Internacional do Livro
Com um investimento de R$ 32 milhões, a 25ª Bienal Internacional do Livro conta com 1500 horas de atividades, 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário, 197 expositores e a presença de 291 autores nacionais e 22 internacionais.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.