BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SP PROMOVE JORNADA PROFISSIONAL PARA MERCADO EDITORIAL



BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SP PROMOVE JORNADA PROFISSIONAL PARA MERCADO EDITORIAL

Além de oferecer mais de 1.500 horas de atividades culturais voltadas para a imersão literária, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo também apresenta a 1ª Jornada Profissional com a participação de 60 profissionais do mercado editorial, sendo 30 editores internacionais convidados e 30 editores apoiados pelo projeto Brazilian Publishers. O evento é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

A Jornada Profissional promove rodadas de negócios entre players nacionais e internacionais com foco no mercado editorial Latino Americano e do Mundo Árabe, convidado de honra desta edição da Bienal do Livro de São Paulo. Os participantes são de diversos países como Argentina, Colômbia, Turquia, México, Peru, Guatemala, Panamá e Emirados Árabes Unidos. Confira as empresas participantes aqui

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers, afirma que o encontro de profissionais do mercado estimula a exportação da literatura brasileira. “As rodadas de negócios são ideais para que os profissionais apresentem as suas obras, ampliem seu networking e fechem projetos futuros para que publicações nacionais também sejam divulgadas no exterior”, explica.

Com o objetivo de expandir o mercado editorial nacional e aproximar os leitores brasileiros da literatura árabe, a edição deste ano recebe Sharjah como convidada de honra. A cidade-estado é um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro em 2019.

O Brazilian Publishers entrevistou Ahmed Al Ameri, Presidente da Autoridade do Livro de Sharjah. Confira as expectativas dele para o evento clicando aqui.

Bienal Internacional do Livro
Com um investimento de R$ 32 milhões, a 25ª Bienal Internacional do Livro conta com 1500 horas de atividades, 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário, 197 expositores e a presença de 291 autores nacionais e 22 internacionais. 

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.