BME APOIA 11 EMPRESAS BRASILEIRAS NO MIDEM 2016
Entre os dias 3 e 6 de junho, o Midem, um dos mais tradicionais pontos-de-encontro da música mundial, recebe 5,5 mil profissionais de 75 países em Cannes, na França. O Brasil Music Exchange (BME) – projeto de internacionalização de música brasileira, desenvolvido por meio de uma parceria entre a BM&A e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – promove a presença de um grupo de 11 empresas brasileiras: Dubas, OneRPM, União Brasileira de Compositores, GRV, Musicmind, Gomus, CQ Rights, Irmãos Vitalle, Elemess, Sputnik Phonograms e Imusica. A meta é gerar US$ 1 milhão em negócios.
“É um evento muito tradicional, que reunia a indústria fonográfica e agora passa por transformações. Atualmente, nosso maior objetivo é gerar oportunidades para empresas que atuam com música para projetos audiovisuais, gestão de direitos autorais, tecnologia e serviços, com foco nos mercados-alvo da França, Reino Unido e Estados Unidos”, explica o gerente do BME, Leandro Ribeiro. Contando também com o apoio do Sebrae-RJ, o projeto organiza encontros de aproximação e coquetel para gerar negócios com a ajuda do consultor internacional Bruno Boulay.
A área de conferências discute o tema “The Future is International: Spread the World of Music”, falando um pouco o ecossistema global do mercado da música, destacando as melhores práticas de marketing, distribuição e relacionamento digital, e como garantir a monetização dos artistas. Entre os keynotes, está a cantora brasileira Anitta.
Showcase da banda potiguar Far From Alaska
O projeto apoia também o showcase da banda de rock potiguar Far From Alaska, representada pela empresa Elemess, no dia 3 de junho. Eles ganharam uma competição no Facebook e vão tocar na festa de abertura, que comemora os 50 anos o evento. A participação faz parte da Midem Artist Accelerator, uma incubadora que reúne 12 bandas/artistas selecionados por um júri qualificado em meio a mais de 500 inscritos. O grupo vai participar de reuniões com importantes players internacionais e receber consultorias.
A atividade faz parte de uma ampla estratégia internacional da Far From Alaska, que neste ano já realizou showcase na South by Southwest (SXSW) e tem a assessoria de uma empresa de relações públicas internacional. “A estratégia é construir relevância e presença internacional. Para isso, além da participação em eventos, procuramos parceiros locais para desenvolver a carreira da banda, sejam eles selos, agentes ou management companies para possíveis ações de co-management conosco”, comenta Thiago Alves, da Elemess.
Para o BME, esse tipo de atividade ajuda a aumentar o conhecimento global sobre o país. “Esse show representa mais do que a simples visibilidade para a banda: mostra ao mundo como a cena de música pop / rock está se desenvolvendo no Brasil, o que deve beneficiar o mercado como um todo em médio e longo prazos”, completa Leandro.