BME TRAZ RADIALISTAS E FORMADORES DE OPINIÃO PARA BH E SP



BME TRAZ RADIALISTAS E FORMADORES DE OPINIÃO PARA BH E SP

Entre 14 e 20 de setembro, o Brasil Music Exchange (BME) – projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a BM&A e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – trouxe ao Brasil um grupo de radialistas e formadores de opinião internacionais. Os profissionais realizaram agenda de atividades no festival Música Mundo, em Belo Horizonte, e participaram de reunião na capital paulista. A perspectiva é que sejam gerados cerca de US$ 100 mil em negócios em decorrência dos contatos realizados com 35 empresas nacionais. A ação contou ainda com parceria do Sebrae-MG e das organizadoras do evento: Disco Produções e Embaixada Cultural.  “O evento foi muito bem organizado assim como as rodadas de negócios lideradas pelo Sebrae-MG, que já se tornou um grande parceiro do BME e da BM&A”, comenta o gerente do projeto, Leandro Ribeiro.

O grupo incluiu o alemão Thorsten Bednarz, da rádio Deutschlandradio Kultur, e os mexicanos Monica Saldanha, parte da equipe organizadora do festival NRMAL, organizado no México e Costa Rica, e Jano Vargas, da rádio Ibero 90.9. Em Belo Horizonte, a agenda teve palestras e rodadas de negócios com músicos e produtores locais, além de vários showcases nos espaços Café 104, Baixo Centro Cultural e A Autêntica. “Juntamente com a França, definimos esses mercados como sendo prioritários para executarmos nossas ações de relacionamento e fortalecimento da imagem e os resultados são evidentes. A Apex-Brasil nos incentiva a sempre pensar em maneiras inovadoras de desenvolver negócios com a música e, ano após ano, executamos novas ações, todas elas bem estruturadas e voltadas para resultados concretos”, detalha.

Os dois radialistas aproveitaram a oportunidade na cidade para visitar lojas de discos, além de gravar entrevistas com artistas, incluindo a associada Flavia Muniz que, em agosto, encaminhou – por meio de um serviço oferecido pelo BME – CDs para emissoras de rádios no mundo inteiro, incluindo o programa do Thorsten. O DJ Mam, que ficou dois meses no Top 20 na Europa, utilizando esse mesmo serviço, e a Banda Zimun fizeram showcases. “Esses artistas são participantes do projeto há mais de um ano e investem constantemente no mercado internacional, alcançando resultados relevantes”, explica.

Debates
Ainda em Belo Horizonte, o grupo participou de mesas redondas: Leandro apresentou o painel “Exportação da Música”, o associado Flavio Abreu falou sobre “Feiras e Mercados Musicais”, enquanto a convidada Monica debateu “Os Mercados na América de Norte a Sul”. Sob o tema "Essa é pra tocar no rádio!”, Jano Vargas, Thorsten Bednarz e o consultor internacional do BME David McLoughlin falaram sobre a importância das emissoras para os mercados internacionais e apontaram os caminhos para se chegar até elas.

O grupo seguiu para São Paulo e, no dia 20, participou de encontro com associados na sede da BM&A para trocar informações, oportunidades e debater os desafios nos mercados da Alemanha e do México. O encontro foi transmitido pelo Facebook do BME e teve mais de 400 visualizações de todo o Brasil.

Resultados

Ao final da agenda, Jano e Thorsten destacaram que pretendem fazer programas especiais sobre a nova produção musical do estado de Minas Gerais. “Acredito que ações como estas, sobretudo envolvendo formadores de opinião, fortalecem a música do Brasil no mercado internacional”, comentou o alemão. Monica tem planos de trabalhar com empresas brasileiras e já fez uma lista com nomes de artistas que possuem o perfil do festival NRMAL. “Queremos que os convidados realmente fiquem engajados com música brasileira. E eles saíram muito felizes daqui. Com certeza teremos um relacionamento muito forte a partir de agora, garantindo mais um passo para que a música brasileira ganhe espaço no exterior”, conclui Leandro.