BMS ESPERA ALCANÇAR US$ 10 MI EM RODADA DE NEGÓCIOS



BMS ESPERA ALCANÇAR US$ 10 MI EM RODADA DE NEGÓCIOS

O Programa Brazil Machinery Solutions organizou a vinda ao Brasil de oito compradores, representantes e distribuidores estrangeiros de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins, para participação da 1ª. Rodada Internacional de Negócios, realizada nos dias 10 e 11 de maio, durante a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – Expomafe 2017, que aconteceu em São Paulo, de 09 a 13 deste mês. O Programa BMS é resultado de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Esta ação de promoção comercial possibilitou que 26 empresas brasileiras fabricantes de máquinas e equipamentos do segmento pudessem apresentar produtos aos interessados estrangeiros, que vieram do Egito, EUA, Chile, Nigéria, Peru e Quênia. Foram realizadas mais de 150 reuniões, pré-agendadas entre as empresas. A expectativa do Programa BMS é que esta Rodada Internacional de Negócios registre cerca de US$ 10 milhões em negócios fechados e futuros para os próximos doze meses. Somam-se a esse montante a consolidação de muitos contatos, prospecções e visitas aos estandes das empresas brasileiras na feira.

Alguns dos importadores vieram com o objetivo principal de conhecer a indústria brasileira e fazer prospecções, como foi o caso da gerente da empresa Chehab Egypt Co., a executiva Rehab Mostafa, pela primeira vez no Brasil. Ela conta que sua empresa representa no Egito mais de 20 companhias de origem americana, alemã e japonesa, entre outras. “Viemos para conhecer a qualidade e competitividade dos produtos brasileiros. E estou gostando muito do que me foi apresentado”, diz a gerente, que realizou 15 reuniões com nossos empresários nos dois dias de Rodada.

Opinião similar foi a do chileno Matias Litvak, da empresa Maquicenter Ltda., que importa produtos e também representa fabricantes do setor. “Vim com dois objetivos: buscar novos produtos e conhecer a qualidade da indústria brasileira” Segundo o executivo, as reuniões foram muito importantes para estabelecer comparação com o que ele já pratica no mercado, uma vez que importa da Europa, EUA, China e Japão. “Estou avaliando, mas considero o Brasil bastante competitivo”.

O gerente de Novos Negócios Craig Tucker, da companhia americana W.D Distributing Inc., que veio em busca de fornecedores de máquinas e equipamentos para serras e esquadrias, já conhecia empresas brasileiras, pois inclusive representa algumas nos EUA. “Mesmo assim estou bastante surpreso com que estou vendo na Rodada e nos estandes, em termos de tecnologia e qualidade”. O gerente contou que sua expectativa nesta Rodada Internacional de Negócios era de importar máquinas e também de identificar novas empresas para representar.

O engenheiro Marcel Fabregat, gerente geral da peruana MetalMakina, também manifestou interesse tanto em compra como em representação. No Peru, já representa duas empresas turcas e uma coreana e, segundo ele, foi possível encontrar sinergia com fabricantes brasileiras, entre as 15 reuniões que realizou. “Esta é a primeira vez que venho ao Brasil e participo de uma Rodada de Negócios com este formato. E a experiência está sendo ótima. Possivelmente, em breve outros passos sejam dados no sentido de estabelecer negócios com pelo menos duas empresas que conheci aqui”, ressaltou.

Avançar nos contatos sobre representação em outros países também foi um dos objetivos de executivos brasileiros. De acordo com o engenheiro Riel Klin, da empresa gaúcha Geremia Redutores, estas reuniões foram muito importantes porque seus produtos são bastante específicos. “Estamos procurando parceiros para representação ou distribuição na América Latina, para onde já exportamos. E também em países africanos, que ainda não atingimos, cuja prospecção foi bastante interessante”, disse o executivo, que se reuniu com Peru Chile, Nigéria e Quênia.

Já o diretor geral da Arpi, do grupo gaúcho Apiaspersul, Renato Valcarenghi Nunes, conta que está começando a investir agora para entrar no mercado internacional. “Produzimos algo muito específico, que são os aspiradores de fumos de solda. E o interessante é que vários importadores que aqui estão nos procuraram por conta desse produto”, comemora. Ele disse estar bastante otimista com as seis reuniões que realizou com importadores do Egito, Nigéria, Chile, Quênia e EUA. “Todos os encontros foram bons e com o Chile pude ir mais além, tanto que no próximo mês estarei naquele país, já fazendo uma visita ao importador”.

Para o gerente corporativo de Distribuição da OSG Sulamericana, Nataniel Marcos Bádue, tudo tem sido novidade, uma vez que ele se tornou membro do Programa BMS recentemente e este é seu primeiro evento. “Entrei no BMS por conta desta Rodada de Negócios”, diz ele, que também está expondo na feira. “E encontrei importadores com vários níveis de expectativa: um que está muito interessado em tudo, outro que já conhece os produtos, mas não conhecia minha marca, e um que está em busca de novos negócios. Os três formatos me interessam”. Bádue, que se reuniu com compradores de todos os países presentes, afirmou que o nível de prospecção foi muito bom e que, ainda que não realizasse vendas imediatas, a participação da OSG na Rodada valeu a pena.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse: www.apexbrasil.com.br

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas-membro, que atuam em diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, máquinas-ferramenta, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

Imprensa e Comunicação do Programa BMS: Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758 – e-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com

maio/2017