BOAS EXPECTATIVAS DE NEGÓCIO PARA A 40ª THEMICAM



BOAS EXPECTATIVAS DE NEGÓCIO PARA A 40ª THEMICAM

 

A combinação entre a qualidade do calçado brasileiro e o dólar em um patamar mais competitivo para a exportação eleva as expectativas de negócios das empresas nacionais que levarão suas marcas para a theMicam, que ocorre de 1 a 4 de setembro em Milão, na Itália, através do projeto Export Thinking. As representantes da indústria calçadista nacional têm a sua participação na feira apoiada pelo programa Brazilian Footwear, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A coordenadora da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, aponta que dado o caráter internacional da feira e considerando as projeções de crescimento da economia mundial, a expectativa é que essa edição da theMICAM possa ser uma oportunidade de alcançar novos mercados e clientes. “Esperamos que as empresas saiam com resultados de vendas iguais ou superiores ao semestre passado, considerando também um aumento no número de novos contatos e oportunidades alinhadas para follow up pós evento”, destaca. Segundo levantamento da Abicalçados, na última edição de verão, a participação das marcas brasileiras na theMicam gerou mais de US$ 10,2 milhões em negócios fechados durante a mostra.

 

Tradicional país expositor na theMicam, o Brasil apresentará novidades nesta edição do evento, que deve receber cerca de 40 mil visitantes das mais diversas nacionalidades. Pela primeira vez, o estande do Brazilian Footwear na feira contará com a exposição de produtos das marcas brasileiras participantes, destacando suas localizações nos pavilhões e possibilitando, dessa forma, um melhor atendimento a potenciais compradores que normalmente visitam o estande.

 

Imagem

 

Também durante a feira, no dia 2, ocorrerá um evento de relacionamento com a imprensa, quando será feito o lançamento do novo site do Brazilian Footwear, que deixará de ser institucional para se tornar a Vitrine Virtual, uma exclusiva plataforma B2B que visa aproximar marcas brasileiras e compradores internacionais. Ainda durante esse encontro, os jornalistas e formadores de opinião irão conhecer a ‘árvore social’, criada pela Abicalçados em parceria com a marca Ipanema. A exposição é um dos resultados da ação que está sendo realizada pela entidade, através do Brazilian Footwear, com a marca de sandálias Ipanema, na Expo Milano.  

 

Seminário preparatório

 

As marcas brasileiras que participam do Export Thinking da theMicam terão acesso a um Seminário Preparatório organizado exclusivamente para o evento, que tratará de temas como a importância de ouvir o cliente, principalmente varejista, e responder às suas demandas específicas, agregando valor através de serviços. Além disso, o seminário trará também um especialista de mercado para apresentar dados sobre países europeus em crescimento e sobre onde estão as reais oportunidades para o segmento de calçados. “Tudo com o objetivo de compreender e atender com excelência as demandas de compradores internacionais, com suas diferentes culturas e canais de distribuição”, completa Letícia.

 

Para a coordenadora, os compradores que comparecem à theMicam têm perfis muito diversificados e vêm de todas as partes do mundo. “A maioria dos compradores visita a feira com agenda fechada, reduzindo as chances de negócios ao acaso. O trabalho pré-feira é imprescindível e por saber disso as empresas associadas do Brazilian Footwear já vêm para a mostra com agendamentos prévios e boas expectativas de negócios”, ressalta Letícia.

 

Apresentarão suas coleções de primavera-verão na theMicam as marcas Anatomic & Co, Moema, Boaonda, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet, Madeira Brasil, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Indiana, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco, Freeway Easywear, Itapuã, Piccadilly, Piccadilly for Girls, Ramarim, Radamés, Kontatto, Savelli, Pegada, Toni Salloum, Ortopé, Steps on Green, Francajel, Frattina, Suzana Santos, Renata Mello, Art’s Brasil, Jorge Bischoff, Loucos e Santos, Guilhermina, Raphaella Booz, Luz da Lua e Cristófoli.

 

Expo Milano

 

Além de marcar presença na theMicam, a indústria calçadista brasileira estará representada no pavilhão do Brasil na Expo Milano. De 24 de agosto a 4 de setembro, ocorre o evento Brazilian Footwear e Ipanema @ Expo, que levará o ativista criativo da Ipanema e de outras marcas da Grendene, Edson Matsuo, a Milão, para um bate-papo com turmas de moda de escolas locais sobre “Desobediência criativa na crise e design-to-serve”. A ação ainda prevê uma fase de customização de sandálias Ipanema criadas especialmente para o evento. Quem passar pelo pavilhão do Brasil, entre os dias 24 e 26 de agosto, poderá customizar uma Ipanema, que será exposta em uma ‘árvore social’. Os melhores modelos serão apresentados na Expo, de 29 de agosto a 4 de setembro, e na theMicam, de 1 a 4 de setembro, sendo que a melhor customização poderá ainda ser produzida pela Ipanema em uma edição limitada.

 

“Queremos aliar o potencial de imagem de um dos maiores eventos do mundo, que é a Expo, a oportunidades comerciais e de promoção de imagem para as marcas calçadistas brasileiras, gerando um grande buzz para as nossas empresas e, especialmente, para a marca Ipanema, que é nossa parceria nessa ação”, destaca Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados. Segundo ela, o Brazilian Footwear e Ipanema @ Expo deve ser comunicado para outros países onde o programa de exportações tem relações públicas, como Estados Unidos, Colômbia, China, Rússia, Alemanha, além da própria Itália. “Vamos convidar blogueiras de moda a participar da ação, personalizando a sua Ipanema. A proposta é transformar esse evento em algo ainda maior, já que a Expo é uma iniciativa mundial.”