BONS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS MARCAM A QUARTA EDIÇÃO DO VESTE RIO



BONS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS MARCAM A QUARTA EDIÇÃO DO VESTE RIO

Um grupo de dez convidados internacionais desembarcou no Rio de Janeiro para acompanhar a 4ª edição do Veste Rio, uma das maiores plataformas de moda do país, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro. A convite dos programas de exportação de moda brasileira Texbrasil, da Abit, e Fashion Label Brasil, da ABEST, ambos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), compradores e jornalistas conheceram as principais tendências da temporada Outono-Inverno 2017/2018 durante o evento, além de realizar uma agenda especial com visitas a marcas pela cidade.

Os compradores Ana Brito e Gloria Brito, da loja Fio D’Agua (Portugal), Daiane Rezende, da Bossa Concept (Estados Unidos), Bernardo Franca, da Fashion Clinic (Alemanha), Pamela Schiffer, da loja homônima (Reino Unido), Ana Maria Noble, da Romero Boutique (Uruguai), Georgios Galanis, da Monoi Project (Grécia) e Ignacia Echenique, da Enfit (Chile) voltaram para seus países com expectativas de negócios que ultrapassam US$ 1,13 milhão para os próximos 12 meses, somados aos US$ 545 mil em negócios realizados durante o salão.

Para a chilena Ignacia Echenique, a moda carioca mostrou ter um alto valor agregado, característica importante em mercados cada vez mais exigentes. “O Veste Rio é ótimo, pois reúne marcas importantes que fazem valer a pena a viagem”, disse. Pela primeira vez no Veste Rio, a compradora Ana Maria Noble também comentou: “me senti muito bem informada sobre o evento e as marcas participantes, espero finalizar mais pedidos e levar um pouco do Brasil para o Uruguai”.

Também do Uruguai, a jornalista Yelly Rodríguez, do jornal El País, afirmou que volta para o seu país com o conhecimento sobre as marcas mais importantes do setor fortalecido e deu sua opinião sobre a moda brasileira: “é uma moda com identidade própria e personalidade”. A formadora de opinião Maite Atela, da revista Global Fashion (Portugal e Espanha), completou o time de jornalistas internacionais.

Ao todo, 23 marcas do Texbrasil e do Fashion Label Brasil estiveram presentes no Veste Rio: CCM, Maria Pavan, Handred, Lucidez, Dudalina, Patricia Bonaldi, PatBo, Apartamento 03, Lucas Magalhães, Salt Sun Bikinis, Nannacay, Lenny Niemeyer, Kora Swim, Vix, Uma, Mos, Paula Ferber, Olympiah, J. Chermann, Wasabi, Osklen, Undertop e Wymann.

 

Sobre a Abit

 

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.

 

Sobre o Texbrasil

 

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,5 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.

 

Sobre a ABEST

 

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

 

Sobre o Fashion Label Brasil

 

Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.

 

Sobre a Apex-Brasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Informações para imprensa – Abit/Texbrasil

 

Simone Bernardes

11 3823-6139

simone@abit.org.br

 

Informações para imprensa – ABEST/Fashion Label Brasil

 

Erika Masckiewic

11 98244-3238

jornalismo@abest.com.br