BRASIL BIOTECHNOLOGY REALIZA ESTUDO SOBRE MATURIDADE DO SETOR



O Projeto Setorial Brasil Biotechnology – parceria entre a Fundação BIO-RIO e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) para inserção de empresas brasileiras de biotecnologia na arena de negócios globais – realizou Estudo de Maturidade das Empresas de Biotecnologia.  Quarenta e cinco das 52 empresas envolvidas no Projeto concordaram em participar do processo de coleta de dados.

 

A primeira etapa do Estudo de Maturidade  – realizado pela empresa Biotika Biotecnologia – consistiu na elaboração de um questionário em conjunto com a equipe da Fundação BIO-RIO que coletou informações referentes à natureza da operação, situação da empresa, plano de negócios, capacidade técnica, capacidade de produção, experiência com exportação, gestão da qualidade, entre outras informações, para poder fazer a análise da maturidade de cada empresa envolvida.

 

Em função das informações obtidas e das análises realizadas, o estudo contou com uma segunda etapa que consistiu na realização de entrevistas com 15 empresas selecionadas em função das respostas obtidas.

O questionário estabeleceu quatro áreas de atuação das quais as empresas poderiam ser classificadas: saúde, agricultura e alimentos, indústria e meio ambiente e também tecnologia e serviços.

 

Outros três fatores também foram analisados quando se tratou de Negócios Internacionais: se o plano de negócios da empresa contempla o mercado internacional, se a empresa possui indicadores de monitoramento e plano de negócios e se ela possui processos estabelecidos para exportação de produtos.

 

A pesquisa também verificou o nível tecnológico, a gestão do negócio, a conformidade regulatória, a gestão da qualidade, conhecimento do mercado, cadastros e licenças e comércio exterior.

 

O resultado do estudo apresentou uma necessidade de investimento por parte das empresas na gestão profissional para internacionalização do negócio. Para isso, será fundamental que invistam na adequação técnica internacional a fim de exportar produtos e serviços.

 

Com o intuito de contribuir com a elevação da maturidade das empresas participantes do projeto, serão realizados treinamentos e consultorias para aumentar o nível de maturidade e, consequentemente,  de competitividade das empresas.

 

SOBRE O BRASIL BIOTECHNOLOGY

 

O Projeto Setorial (PS) de Biotecnologia foi iniciado em 2008 para fortalecer o setor nacional de biotecnologia e é resultado de uma parceria entre a Fundação BIO-RIO e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

O PS de Biotecnologia promove no exterior os produtos e serviços das empresas participantes por meio da marca “Brasil Biotechnology”.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País.

Mais informações para a imprensa:

Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial –

http://www.dehlicom.com.br

 

Deborah Rezende

deborah@dehlicom.com.br | 11 4106-4127 | 11 97020-6159

 

Natália Helen

natalia@dehlicom.com.br | 11 4106-4127 |11 96445-7525 |