BRASIL E ARGENTINA BUSCAM REINTEGRAÇÃO PRODUTIVA E COMERCIAL



BRASIL E ARGENTINA BUSCAM REINTEGRAÇÃO PRODUTIVA E COMERCIAL

 

Buenos Aires (18 de fevereiro) – O ministro de Produção da Argentina, Francisco Cabrera, recebeu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, com o objetivo de aprofundar a relação bilateral e buscar uma maior integração produtiva e comercial.
 

Comunicado: 
Após a reunião, os ministros enfatizaram a importância da integração produtiva e comercial no marco da parceria estratégica entre Argentina e Brasil, em linha com as orientações definidas pelos presidentes Mauricio Macri e Dilma Rousseff durante reunião em Brasília.
 
Sobre o acordo automotivo entre os dois países, os ministros concordaram em lançar um cronograma de negociações bilaterais. Ambos definiram que os principais objetivos são a integração produtiva, geração de empregos, agregação de valor tecnológico e acesso a novos mercados. Concordaram ainda com o objetivo de alcançar, progressivamente e em condições de equilíbrio, o livre comércio bilateral do setor automotivo.
 
Em seguida, enfatizaram a necessidade de uma estratégia conjunta para a competitividade, desenvolvimento tecnológico e inovação, buscando facilitar a inserção de micro, pequenas e médias empresas nas cadeias regionais e globais de valor.
 
"Acreditamos na necessidade de dinamizar o funcionamento interno do Mercosul, em coordenação com os nossos parceiros. Colocamos especial ênfase nas questões de investimento, compras governamentais e convergência regulatória ", disse o ministro Francisco Cabrera.
 
"O Mercosul tem especial importância nas negociações internacionais; acreditamos que temos que priorizar a troca de ofertas com a União Europeia e a ampliação da rede de acordos comerciais extra-regionais ", disse o ministro Monteiro.
 
Foi acordado relançar a Comissão Bilateral de Comércio, que terá sua primeira reunião na segunda quinzena de março.
 
Finalmente, os ministros concluíram que todas as ações conjuntas terão como eixo a atração de investimentos e a criação de empregos, com o objetivo de reduzir a pobreza.