BRASIL ENCERRA EXPO MILÃO COM 5,3 MILHÕES DE VISITANTES



BRASIL ENCERRA EXPO MILÃO COM 5,3 MILHÕES DE VISITANTES

 

A Exposição Universal de Milão terminou no sábado, dia 31, com uma visitação de 21,5 milhões de pessoas, segundo a organização do evento realizado entre 1º de maio e 31 de outubro. Com o tema Feeding the World, Energy for Life, a Expo Milão reuniu 144 países durante 184 dias para discutir formas de produção sustentável de alimentos, além de temas paralelos.  O Pavilhão do Brasil recebeu um quarto desses visitantes – 5,3 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões passaram pela rede suspensa, consagrada como uma das grandes atrações da Expo Milão.

 

Com o tema Alimentando o Mundo com Soluções, o Brasil mostrou a sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender as demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o pavilhão foi projetado pelo Studio Arthur Casas, em parceria com Atelier Marko Brajovic e Mosae Milano Open Studio. Recebeu o prêmio Towards a Sustainable EXPO, reconhecido como um dos espaços mais bem sucedidos na categoria Design e Materiais da Edificação em que foram analisados aspectos relacionados à eficiência energética, análise do ciclo de materiais e proposições de reuso das edificações após o fim do evento.

Durante seis meses, o pavilhão recebeu autoridades e representantes de 49 países, além da Presidenta Dilma Rousseff e ministros brasileiros. Também atraiu celebridades como as filhas do presidente dos Estados Unidos, Malia e Sasha Obama; o escritor Umberto Eco, o teólogo Leonardo Boff e o fotógrafo Sebastião Salgado, e representantes mundiais importantes para o tema do evento, como o Diretor Geral da FAO, José Graziano, e o Diretor Geral da OMC, Roberto Azevedo.

 

Foram realizados 36 eventos em torno do tema, entre seminários, cooking shows e ações de degustação, exposições e apresentações culturais. Para organizar a programação, a Apex-Brasil trabalhou em parceria com 73 empresas brasileiras e 8 entidades setoriais. Também colaboraram na realização de atividades no pavilhão representantes de 20 órgãos do Governo Federal e de 12 estados brasileiros. As parcerias viabilizaram a comercialização de produtos nacionais na loja, no restaurante e no café instalados no espaço, bem como no apoio ao mobiliário e outros itens para o funcionamento do pavilhão. 

 

“O grande ganho que tivemos com a participação na Expo Milão foi a oportunidade de fortalecer a imagem do Brasil perante o mundo, como um país altamente tecnológico quando se fala em produção de alimentos, e capaz de suprir novas demandas mundiais”, avalia o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. “Isso certamente se refletirá em mais negócios para as empresas exportadoras brasileiras e deverá atrair novos investimentos. Já somos o segundo maior fornecedor mundial de alimentos e produtos agrícolas, de acordo com a FAO, e podemos oferecer muito mais em termos de soluções nesse segmento”, concluiu.

 

A imprensa internacional, principalmente a italiana, deu grande destaque ao Pavilhão do Brasil, várias vezes citado como um dos melhores da Expo Milão em parte das mais de 830 matérias publicadas. Um total de 1.121 jornalistas de diferentes países estiveram no pavilhão e conheceram de perto as instalações que apresentavam dados sobre a diversidade, a qualidade e a tecnologia presentes na produção agropecuária e na gastronomia do Brasil. E também viveram a experiência de caminhar pela rede, que de forma lúdica e divertida, representou a integração dos diversos atores responsáveis pelo protagonismo brasileiro na produção de alimentos.

 

A Galeria Verde, composta por diferentes plantas selecionadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para mostrar como a tecnologia foi utilizada para adaptar espécies aos diferentes biomas do Brasil, também chamou atenção. Entre as culturas expostas estavam girassol, café, cana de açúcar, feijão, cacau, dendê, e frutas como abacaxi, morango, jabuticaba, cupuaçu e caju.

 

A partir desta primeira semana de novembro, a estrutura será desmontada e os bens integrantes do Pavilhão, leiloados.  As Exposições Universais são realizadas a cada 5 anos. A próxima será em 2020, em Dubai, com o tema Connecting Minds, Creating the Future (Conectando Mentes, Criando o Futuro).