BRASIL ESCREVE EM LONDRES MAIS UM CAPÍTULO DA PROMOÇÃO E INTERCÂMBIO DO LIVRO

Oito editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers estão na London Book Fair, um dos eventos no mercado mais importantes do mundo. Parceria da Câmara Brasileira do Livro com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o objetivo do projeto é fomentar negócios internacionais da indústria editorial brasileira, levando editoras, autores e livros brasileiros ao exterior.
Entre hoje (10) e quinta (12), os editores brasileiros contam um espaço reservado para suas reuniões de negócios e participarão do International Rights Centre, uma grande oportunidade para venda de direitos autorais, oferecendo aos agentes, distribuidores e editores a possibilidade de fazer novos contatos e fortalecer relacionamentos.
Além disso, os profissionais do mercado editorial brasileiro têm acesso à Quantum, uma conferência global que aborda o mercado atual. Os temas incluem tendências e táticas publicitárias, novas audiências e modelos empresariais e de áudio.
Em mais uma ação para apresentar a produção editorial brasileira no exterior, o autor João Anzanello Carrascoza está na programação oficial do evento a convite da CBL e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
“Seja participando em mesa de debates, entrevistas, ou lançamentos de livros, a presença de escritores brasileiros em feiras de livro internacionais, como a de Londres, é sempre uma oportunidade de divulgar a literatura nacional, clássica e contemporânea, e partilhar com os diversos públicos as singularidades da nossa língua e a riqueza de nosso universo literário”, ressaltou Carrascoza.
“A participação dos editores do Brazilian Publishers na London Book Fair é um importante passo não apenas para nossos negócios com o mercado de língua inglesa, mas para inserção do Brasil nas principais tendências do mercado editorial global”, destaca Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relação Internacionais da CBL.
Karine Pansa e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes apresentaram hoje (10), dados sobre o mercado editorial brasileiro para editores ingleses interessados em fazer negócios com empresas brasileiras na Export Thectre.
Conheça as editoras que estão na Feira de Londres 2018: Karine Pansa-Girassol Brasil, Rodrigo Pereira Lopes de Faria e Silva- SESI-SP, Lucinda Azevedo – IMEPH, Henrique Farinha- Évora, Cintia Marques- Letras do Pensamento, Anderson Santos- UBOOK, Carla Fontana- Edusp, Donaldo Buchweitz- Ciranda Cultural.
“A CBL, por meio da missão em parceria com a Apex-Brasil, da divulgação permanente do livro brasileiro e da intensificação dos contatos com instituições de outros países que vêm sendo feita, espera contribuir para que se repita em Londres o sucesso que a participação brasileira tem obtido em todos os eventos internacionais do setor”, enfatiza Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.
Sobre a CBL
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.
Sobre o Brazilian Publishers
Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.