BRASIL FAZ NEGÓCIOS EM FEIRA MUNDIAL DO SETOR FARMACÊUTICO
A CPhI Worldwide realizou sua 27ª edição nos últimos dias 4, 5 e 6 em Barcelona. A feira, líder global no setor farmacêutico, recebeu mais de 45 mil visitantes (26% a mais que 2015) de 150 países além de 2.500 expositores. A edição deste ano contou com a presença de 18 empresas no pavilhão brasileiro, as quais realizaram mais de 2000 contatos com clientes interessados de diversos países. Foram fechados cerca de 30 negócios no valor de US$ 6 milhões na própria feira, e um total estimado de 161 negócios para os próximos 12 meses, somando US$ 70 milhões. A CPhI é o principal evento do ano no calendário de internacionalização das empresas e do projeto Brazilian Pharma Solutions, coordenado pela Associação Brasileira de Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com João Transmontano, CEO da Biolotus, a CPhI 2016 em Barcelona foi um evento de extrema importância para a empresa. “Permitiu o contato com parceiros e clientes já existentes e permitiu também alargar os contatos a novos potenciais clientes. Relativamente a 2015, a edição de 2016 apresentou para nós uma intensidade superior e um maior potencial de novos negócios”, destaca.
Para Flávio Zemella, Diretor de Novos Negócios do Cristália: “Este ano se apresentou muito mais movimentado, tanto no que se refere ao fluxo de interessados no stand, quanto nos compromissos previamente solicitados e agendados. Além disso, a qualidade dos encontros também surpreendeu, conseguimos avanços em projetos importantes e também na abertura de oportunidades em áreas de negócios e geografias antes não exploradas. Desta maneira para o Cristália, como tradicionalmente, a CPhI que já é o evento mais importante de nosso calendário internacional se mostra cada vez mais relevante para nossa expansão dos negócios”.
O Vice-presidente da Abiquifi e CEO da Blanver, Sérgio Frangioni relatou que a cada ano que passa, os associados têm obtido melhora continua na qualidade de contatos e negócios. “No início de nosso projeto de internacionalização foi bastante desafiador perante os mercados mais tradicionais, contudo hoje com o mundo mais globalizado o mercado brasileiro é bastante reconhecido e disputado, oferecendo muitas oportunidades tanto na importação quanto na exportação”.
Entidades congêneres como Abifina, Alanac, Alfob, Anbiotec, Sindusfarma, Interfarma, PróGenéricos e Grupo FarmaBrasil também apoiam e participam ativamente do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions e das ações do mesmo.
A 28ª edição da CPhI Worldwide acontecerá nos dias 24 a 26 de outubro de 2017, em Frankfurt na Alemanha. O pavilhão brasileiro marcará presença novamente neste tão importante evento para o setor farmacêutico, com a participação de mais 5 empresas e com uma área maior do que esse ano.
Sobre o Projeto Brazilian Pharma Solutions
O Brazilian Pharma Solutions é o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico, biotecnológico, farmacêutico e veterinário brasileiros, coordenado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos) com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica, biotecnológica, farmoquímica e de saúde animal brasileira no cenário internacional, visando ao aumento das exportações, troca de tecnologia, atração de investimentos e a internacionalização do setor. O Brazilian Pharma Solutions realiza ações de inteligência e prospecção de mercados, marketing internacional, cursos e workshops, feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, dirigidas a diversos países nos cinco continentes.
Sobre a Abiquifi
A Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos – Abiquifi – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983 e congrega empresas do setor farmoquímico e de insumos farmacêuticos. Seu maior objetivo é estimular a produção de insumos farmacêuticos no Brasil, assim como a internacionalização da cadeia produtiva farmacêutica dos segmentos humano e veterinário.
A Abiquifi possui seu portal na Internet (www.abiquifi.org.br) com várias informações sobre o mercado, estatísticas, legislações pertinentes e muitos outros dados importantes; publica anualmente um Index que registra todas as produções de farmoquímicos e insumos farmacêuticos do MERCOSUL, além de coordenar o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico e farmacêutico.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.
A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
A Agência também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.