BRASIL TEM PARTICIPAÇÃO DESTAQUE NO GARTNER SYMPOSIUM/ITXPO
Foi encerrado nesta quinta-feira o Gartner Symposium/ITXPO, considerado o maior e o mais importante encontro anual de chief information officers (CIOs) e de líderes da indústria de TI no mercado norte-americano. Durante cinco dias ele reuniu mais de 8.500 CIOs e executivos de TI com poder decisório em suas organizações.
Em mais uma ação do projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria entre a Softex e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 20 empresas nacionais compareceram ao encontro, sete delas como prospectoras. Além de um estande coletivo, a participação brasileira incluiu a realização de três apresentações como parte da grade de sessões do simpósio.
Em sua apresentação no Gartner Symposium/ITXPO 2015, Ted Friedman, VP Distinguished Analyst do Gartner, destacou que em 2017, 25% das soluções em Internet das Coisas serão abandonadas antes de implementadas em razão da falta de capacidade de informação adequada.
Para aumentar essa taxa de sucesso, a Ícaro Technologies, integrante da delegação brasileira, está empenhada em desenvolver as cinco competências requeridas pela Internet das Coisas e elencadas pelo Gartner – gerenciamento de dispositivos, gerenciamento da informação, analytics, integração e segurança – com o objetivo de incorporar, já em 2016, a Internet das Coisas ao portfolio da empresa baseada nas capacidades já existentes em big data, analytics e integração de sistemas. “Com um impacto econômico estimado em mais de US$1 trilhão ao ano, a Internet das Coisas promete revolucionar a indústria de TI como a conhecemos hoje", avalia Kleber Stroeh, CTO da Ícaro Technologies.
Outro tópico amplamente debatido durante a conferência foram os maiores desafios dos CIOs em relação à mobilidade. Para o analista Nick Jones, do Gartner, entre eles estão formas de viabilizar parcerias estratégicas e inovadoras, criar um ambiente de trabalho que estimule o futuro digital e explorar a TI bimodal para ganhar agilidade e eficiência.
Na visão de Roberto Azevedo, CEO da Prime Systems, também integrante da delegação brasileira e relacionada no relatório Cool Vendors 2015 do Gartner, os CIOs precisam de parceiros e fornecedores que tenham a inteligência em mobilidade em seu core business. “Assim terão mais chances de atender a velocidade que o cenário digital está imprimindo ao mercado. O uso de plataformas como a RMAD (Rapid Mobile Application Development) acelera o processo de implementação da mobilidade nos negócios das empresas”, destaca.
Participando do Gartner Symposium/ITXPO 2015 pela primeira vez e como prospectora, a Fiberwork retorna ao país com 11 contatos de negócios extremamente qualificados. “Já temos um escritório nos Estados Unidos, na região do Vale do Silício, mas queremos ampliar a nossa presença no mercado norte-americano por meio de parceiros e canais de distribuição locais. Resolvemos adotar uma postura proativa e agressiva mapeando previamente nossos alvos e acionando cada um deles pouco antes do horário de abertura do evento. A estratégia deu certo e agora daremos continuidade ao contato inicial”, comemora Kunio Oyama, gerente de desenvolvimento de negócios da Fiberwork.
“O portfólio apresentado pelo Brasil estava totalmente aderente às tendências apontadas pelos especialistas do Gartner, como IoT, go digital, TI bimodal e big data analytics. Mesmo este não sendo um evento de geração de negócios, mas de relacionamento, houve uma expressiva geração de leads e é possível afirmar com segurança que as nossas empresas realmente estão no radar dos CIOs internacionais”, conclui Guilherme Amorim, gestor do Projeto Setorial Softex.
Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Sobre a Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.
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