BRASIL LEVA A MAIOR DELEGAÇÃO AO MIPCOM 2014 NA FRANÇA



O Brazilian TV Producers, programa de exportação da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) em parceria com a Apex-Brasil, levou a maior delegação ao Mipcom 2014, a mais importante feira de conteúdo e entretenimento, que aconteceu em Cannes, na França, entre os dias 13 e 16 de outubro. No total, estiveram no evento 45 empresas representadas por 72 executivos. Destas, 14 participaram do Mipcom pela primeira vez.

 

Além da maior delegação de brasileiros de todos os tempos, o Mipcom 2014 trouxe novidades que mostram o prestígio que o conteúdo nacional tem alcançado no mercado internacional. Algumas produtoras associadas à ABPITV firmaram acordos de coprodução ao longo do evento. A produtora mineira CISUP assinou contrato durante o evento para a produção da série “Express Caipirinha” em parceria com a produtora sul-africana AAA Entertainment.  Na série, dois barmen, um brasileiro e um sul africano viajam por 30 países explorando a cultura local e fazendo drinks cujo ingrediente principal é a cachaça acompanhada de aromas regionais.

 

Foi firmado também durante o evento um contrato de coprodução Brasil-Argentina. A Plural Filmes fechou acordo com três produtoras argentinas de Córdoba (Germina Films, Prisma Cine e Bonaparte Cine) para a coprodução da série de ficção “Relações Públicas”. Outra associada que fechou e entregou projetos foi a Cine Group. A empresa fechou um contrato com a Band para a produção da série de ficção “O preço” (The price). A atração é uma ficção inspirada em fatos reais que se passa em 1997 e tem como tema a onda de sequestros no Rio de Janeiro. A produtora também aproveitou o evento para formalizar a entrega do documentário “Brazil, Brazil” ao canal Arte. O documentário é resultado de um acordo de coprodução firmado há exatamente um ano, no Mipcom, entre a produtora brasileira e a francesa  Alegria. A associada ABPITV ainda recebeu uma indicação ao International Emmy Awards na categoria entretenimento sem roteiro pela série “O Infiltrado”, que vai ao ar pelo canal HistoryChannel no Brasil. O anúncio foi feito no primeiro dia da feira.

 

Estavam também no MIPCOM as associadas Panorâmica e Chatrone, ambas indicadas ao Emmy Kids pela série GabyEstrella, que ainda este mês estreará sua segunda temporada.

 

O estande de 138 m² do BTVP também esteve bastante movimentado com reuniões e atividades ao longo dos dias de evento. Foram organizadas rodadas de negócio com a Colômbia, a França e a Austrália. A última entrou recentemente para o ranking dos mercados-alvos do programa, segundo mapeamento feito pela divisão de inteligência comercial da Apex-Brasil. A primeira iniciativa oficial de aproximação entre os dois países também aconteceu durante o Mipcom.

 

O presidente da ABPITV, Marco Altberg, faz uma avaliação positiva não só do evento, mas do trabalho que tem sido feito ao longo desses dez anos: “Há dez anos decidimos investir no mercado internacional porque o mercado interno era insipiente. Hoje temos uma situação interna mais favorável”, afirma Altberg.

 

Nesse ano, Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine, esteve no evento pela primeira vez. “Estamos contentes com a presença do Brazilian TV Producers nos mercados e com o RioContentMarket, que estabeleceu um ponto de referência para o setor de televisão na América Latina”, ressalta Rangel.

 

O RioContentMarket, maior evento de produção de conteúdo audiovisual da América Latina aberto à indústria de televisão e mídias digitais, também gerou bastante interesse. Carla Esmeralda, da Esmeralda Produções, curadora do evento, fez mais de 50 reuniões e conta que o evento tem tido repercussão bastante positiva no mercado internacional.

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)

 

A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui mais de 450 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

 

O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Informações para a imprensa

 

2PRÓ Comunicação

abpitv@2pro.com.br 
Myrian Vallone

Anne Dias

Mércia Araújo

Tel. 55 (11) 3030.9461 / 9464

www.2pro.com.br
Twitter: @2procom

Outubro/2014