BRASIL MARCA PRESENÇA NO MICSUL COM 61 EMPREENDEDORES
O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) chega à segunda edição com expressiva participação brasileira. O evento, que será realizado de 17 a 20 de outubro em Bogotá, na Colômbia, é o mais importante encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. Neste ano, o Micsul contará com a participação de 61 empreendedores brasileiros, que terão oportunidade de promover seus negócios e contribuir para o fortalecimento da cultura brasileira no exterior.
"O Micsul é a principal plataforma de promoção da dimensão econômica da cultura na América do Sul. Sua consolidação como evento de referência regional e internacional, já nesta segunda edição, nos inspira a intensificar esforços para ampliar mecanismos e recursos necessários ao incremento da inserção de bens e serviços culturais brasileiros no mercado global", destaca o ministro da Cultura do Brasil, Marcelo Calero.
Nesta edição, o Brasil terá dez empreendedores de cada um destes seis setores: artes cênicas, audiovisual, editorial, animação e games, música e design. Haverá também uma empreendedora da área de moda, que fará um desfile junto com profissionais de outros países. Os 61 empreendedores foram selecionados por meio de edital lançado em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O estilista Romero Sousa, de João Pessoa (PB), está empolgado com a possibilidade de participar do Micsul. Ele trabalha com design desde 1989 e vai levar suas estampas digitais com motivos regionais para o encontro em Bogotá.
"Vendo para a Première Vision Pluriel, maior feira de moda do mundo, um evento de caráter comercial, diferente do Micsul, que tem esse viés cultural. Acho a proposta interessante por isso. Minhas estampas, que podem ser aplicadas em qualquer superfície, dependendo da necessidade do cliente, têm muito da brasilidade nordestina", explica o estilista.
Para o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, a participação no Micsul integra a estratégia de consolidar a imagem do Brasil no exterior como um país que oferece ao mundo produtos e serviços criativos e diversificados. "A presença brasileira no evento contribui para induzir investimentos no aprimoramento da produção para novos mercados, ampliar a circulação de artistas e outros profissionais da cultura no exterior e gerar emprego e renda", avalia.
Anna Helena da Costa Politschuk, curadora da programação de artes cênicas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi/SP), vai ao Micsul conhecer grupos que tenham interesse em se apresentar no Brasil. "A gente traz eventos da Europa e essa é uma chance de voltar o olhar para América do Sul. Temos muitas semelhanças culturais e possibilidades de diálogo. Estou muito animada", conta.
Apresentações culturais
Além dos 61 empreendedores, o Brasil também levará ao Micsul apresentações culturais de música, dança e circo. Os shows serão realizados dentro das programações oficial e paralela do evento. Irão se apresentar o cantor e compositor pernambucano Siba, o duo Nina Wirtti e Luís Barcelos, a São Paulo Companhia de Dança, o espetáculo #Passinho e o Circo Girassol, de Porto Alegre (RS)
Sobre o Micsul
Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 2018, o Brasil sediará a terceira edição do evento. A primeira edição foi realizada em maio de 2014, em Mar del Plata, na Argentina.