BRASIL MOSTRA O POTENCIAL DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS EM DUBAI



BRASIL MOSTRA O POTENCIAL DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS EM DUBAI

Buscando alcançar o mercado odontológico árabe e o estreitamento de relações com contatos já existentes na região, pela 11ª vez empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participaram em fevereiro da AEEDC (International Dental Conference & Arab Dental Exhibition), maior feira odontológica do Oriente Médio e norte da África, em Dubai. 

Nesta edição, o evento contabilizou 893 contatos, mais de US$ 1,3 milhão em negócios foram concluídos durante a feira e mais de US$ 5 milhões são esperados para os próximos 12 meses. Aditek, Angelus, Bio-Art, Bionnovation, Cristófoli, Dentscler, DFL, DFVasconcellos, DSP Biomedical, Indusbello, Maquira, Microdont, Olsen, ROIC, SIN Implantes, Systhex, Titanium Fix, e XDENT foram as empresas brasileiras que marcaram presença na AEEDC.

O Brasil é referência em saúde bucal e cuidados com odontologia, o que é um grande facilitador de negócios. A indústria brasileira é destacada pela alta eficiência dos seus produtos e por investir em estudos e pesquisas, cujo propósito é oferecer qualidade ao mercado. Além disso, a habilidade dos dentistas nacionais e o tamanho do comércio brasileiro, que se expandiu nos últimos anos, têm atraído grandes empresas fornecedoras tanto dos Estados Unidos quanto da União Europeia.

“Os árabes têm grande simpatia pela cultura brasileira, gostam de negociar com brasileiros, buscam produtos de alta qualidade, mas a preços acessíveis, e o país ganha em competitividade considerando essas variáveis”, ressalta Clara Porto, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

As companhias viram o evento como uma oportunidade para alavancar a saída de produtos do setor odontológico, que registrou, em 2016, aproximadamente US$ 85 milhões em exportações brasileiras para todo o mundo. As importações totais de produtos e dispositivos odontológicos pelos países árabes vem crescendo de forma sustentável nos últimos anos. O último dado disponível mostra que em 2015 elas ultrapassaram US$ 590 milhões, o que significou um aumento de 3% em relação a 2014.

“Já participamos há mais de 10 anos e a feira vem crescendo a cada ano, bem como o mercado consumidor da região do Oriente Médio”, expõe Clara. “É hoje um dos principais eventos no calendário internacional das empresas de odontologia, uma vez que a demanda por essa feira vem crescendo devido à alta procura da região, aumento das classes média e alta e intensa preocupação com a estética”, completa.

Brazilian Hands On Area 
Sucesso na última edição, empresas brasileiras tiveram novamente à disposição a Brazilian Hands On Area, ação especial para promoção dos produtos oferecidos pelas companhias. “O espaço possibilitou às empresas que não apenas realizassem a promoção comercial tradicional de maneira passiva nos stands, mas que fizessem uma promoção comercial mais técnica, com demonstrações práticas de seus produtos a seus distribuidores, potenciais clientes, dentistas e, por meio de um procedimento mais técnico e dinâmico, atraíram mais visitantes”, explica Clara.