BRASIL NA 30ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE GUADALAJARA
A partir de 26 de novembro começa a 30ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a maior dentre as nações hispano-americanas e a principal porta de acesso aos mercados estratégicos da América Latina e Estados Unidos. Assim como nos anos anteriores, o Brasil estará representado por um estande do Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Este ano, a participação do Brasil contará com 18 editoras de diferentes segmentos em um estande de 90m². Com o objetivo de ampliar a presença da produção editorial brasileira no exterior, os expositores poderão ter contato com profissionais de 44 países para apresentar seus livros e negociar direitos autorais. “Este ano a América Latina é a convidada de honra da Feira de Guadalajara. Por isso, as obras, editoras e autores brasileiros estarão ainda mais em destaque no evento. Sabemos que a participação do Brasil irá gerar bons retornos de visibilidade e negócios para as editoras participantes”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.
O balanço positivo registrado na Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que gerou 620 mil dólares em exportação de direitos autorais e livros físicos – realizados durante o evento e previstos para os próximos 12 meses -, reforça a expectativa positiva das editoras brasileiras com relação ao sucesso do evento em Guadalajara. “Estamos trabalhando fortemente para fortalecer nossa atuação como exportadores de conteúdo. Vendo o ótimo resultado que obtivemos em Frankfurt, acreditamos que em Guadalajara não será diferente. Nossa expectativa é nos aproximarmos do valor negociado na última edição, de 280 mil dólares”, destaca o gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.
Além das editoras, o país estrará presente no Projeto Destinação Brasil, que contará este ano com a participação de 13 autores brasileiros. Entre eles, Afonso Borges, Stella Florence e Carol Bensimon irão a convite do evento e do projeto Brazilian Publishers. Eles serão responsáveis por retratar a diversidade do País em debates durante os três primeiros dias de evento.
Sobre a CBL
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.
Sobre o Brazilian Publishers
Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.