BRASIL OCUPA ESPAÇO NO SXSW
Será marcante a presença brasileira nesta edição do festival South by Southwest (SXSW), principal evento de economia criativa do mundo, que acontece de 9 a 18 de março em Austin (EUA). A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está levando 77 empresas para agendas de negócios no festival. Além disso, profissionais de áreas como Educação, marketing, audiovisual e tecnologia participam como palestrantes de 14 eventos oficiais do festival.
Entre os palestrantes, há profissionais de startups e empresas pequenas, mas também executivos de gigantes nacionais, como a Natura, a Embraer e a AmBev. A empresa brasileira de tecnologia da informação CTIS apresentará um seminário paralelo sobre tecnologias inovadoras. A discussão vai de Educação e empreendedorismo a temas como impacto social, blockchain e criptomoedas, regulação de internet, entre outros.
Confira abaixo as palestras que têm a participação de brasileiros:
Construindo uma escola secundária com significado para a juventude (SXSW EDU)
O que acontece quando os alunos são protagonistas? Como seria desenvolver uma escola do século XXI em que a juventude se sente ligada à sua educação? O Instituto Ayrton Senna fez uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina para desenvolver um modelo integral de ensino médio. Os resultados foram tão bons que agora a iniciativa está sendo ampliada para 15 escolas de Santa Catarina. Nós discutiremos como escalonar um modelo educacional bem-sucedido, assegurando que a qualidade permaneça a mesma e que haja respeito pelo contexto local.
Segunda-feira, 5 de março
14h – 15h
Austin Convention Center
Sala 10AB
Mantenham a Internet internacional, não interna!
A Internet permite o acesso ao conhecimento para todos e através das fronteiras nacionais. No entanto, os legisladores e tribunais de todo o mundo estão agora tentando impor as leis nacionais globalmente. Tal jurisdição extraterritorial para remover conteúdo da web é uma tendência preocupante, tanto para os direitos fundamentais on-line quanto da coesão da própria Internet. Nosso painel aborda a ameaça de criar várias redes nacionais desconectadas e o que deve ser feito para evitá-lo.
Sexta-feira, 9 de março, 2018
11h ao meio-dia
Hilton Downtown Austin
Salão F
Design de experiências, a nova era do marketing
É mágico o que acontece quando as marcas levam as pessoas a uma experiência imersiva. Experiências únicas, emocionais e interativas são lembradas por muito mais tempo e criam conexões mais fortes entre marcas e seu alvo. Estamos vivendo a era em que os consumidores compram histórias e marcas vendem conexões. Esta sessão vai discutir por que as pessoas compram experiências e não coisas, o papel da mídia interativa como uma solução de marketing ao projetar experiências, e formas em que a tecnologia pode ampliar ainda mais o design de experiências.
Sexta-feira, 9 de março, 2018
15h30 – 16h30
Courtyard by Marriott
Rio Grande Ballroom
Como as empresas podem ampliar a escala das soluções sociais?
No mundo de hoje não é suficiente falar sobre questões sociais. As empresas também precisam fazer mais para participar de iniciativas sociais em grande escala. Nessa sessão, a Singularity University e a
Brasil Yunus Social Business convidam a AmBev (InBev), a maior cervejaria do mundo, para discutir como as empresas podem ajudar a ampliar o alcance de soluções sociais sem comprometer seus lucros.
Os oradores irão explorar este assunto com histórias como AMA: um produto criado para dar 100% do seu lucro para ajudar pessoas sem acesso a água potável.
Sexta-feira, 9 de março
15h30 – 16h30
Courtyard by Marriott
Rio Grande Ballroom
Cuidado baseado em valor – da Suécia para o Brasil
Cuidado baseado em valor (Value-based care, ou VBC) vem sendo discutido cada vez mais nos EUA, mas já está sendo adotado globalmente. O que podemos aprender com os líderes globais em VBC? Esta discussão analisa duas organizações e sistemas de saúde, o hospital Albert Einstein no Brasil e o Karolinska University Hospital na Suécia, em meio a grandes programas VBC. Saiba como eles reprojetaram programas para usar os dados em seus projetos clínicos, resultados e as avaliações de cuidados terciários e como estabeleceram parcerias inovadoras na cadeia de suprimentos
Sábado, 10 de março
11h ao meio-dia
Austin Convention Center
Sala 8ABC
ICOs: Venturing Financing de uma multidão invisível
Com o advento das tecnologias blockchain e a adoção generalizada do Ethereum, empresas e projetos começaram a fazer ICOs (oferta pública inicial de moedas) em vez de IPOs (oferta pública inicial de ações). Em uma ICO, um projeto gera criptomoedas de uma coletividade anônima, em troca de um futuro lucro no projeto. Vamos mergulhar nos detalhes desse mercado que já levantou US$ 1bi em fundos. Será o futuro do capital de risco e crowdfunding? Junte-se à discussão!
Domingo, 11 de março
11h ao meio-dia
Hilton Austin Downtown
Salão K
A beleza como uma força para o bem
Um dos maiores desafios para as empresas do século XXI é promover impacto positivo em toda sua cadeia de valor. Como a inovação aberta e os avanços tecnológicos podem inspirar abordagens criativas e colaborativas para os desafios ambientais? Durante este painel, um grupo de diversas mentes do B Lab, Natura e Banco Tupinambá da Amazônia fala sobre como esses desafios podem se tornar oportunidades de negócios que realmente geram impacto positivo em 4 dimensões: econômica, social, ambiental e cultural.
Segunda-feira, 12 de março
17h – 18h
Westin Austin Downtown
Continental 3
Onde nós vamos, não precisamos de estradas. Voe em eVOTLs
O conglomerado aeroespacial brasileiro EMBRAER e o Uber apresentarão as novas possibilidades de transporte urbano gerados por sua parceria no desenvolvimento e implantação de pequenos veículos elétricos de decolagem e aterrisagem vertical (eVTOLs) para percursos urbanos curtos.
Terça-feira, 13 de março
9h30 – 10h30
Fairmont
Manchester EFG
Documentando o desconhecido – storytelling da Amazônia
Do estilo “filmagem de guerrilha” na floresta tropical a produções com grandes orçamentos, este painel de cineastas, fotógrafos e jornalistas tem uma vasta gama de experiências para compartilhar de suas viagens na Amazônia. Vislumbre um canto misterioso do nosso planeta como visto pelos seus olhos. Juntos, eles focam na Amazônia e seu povo no Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Terça-feira, 13 de março
12h30 – 13h30
Austin Convention Center
Sala 11AB
O que nós aprendemos criando 2000 startups
Esta sessão é sobre compartilhar nossas experiências e aprendizados sobre como mudar nossas diretrizes de educação universitária para um modelo focado no empreendedorismo. Aprender fazendo em modelos de aprendizagem extrema, problemática e baseada na experiência são as diretrizes, e nós deslocamos nosso modelo de ensino: todos os estudantes devem desenvolver uma startup como forma de integrar o que estão aprendendo com problemas do mundo real. Ao longo dessa viagem nos últimos anos, 2000 startups foram desenvolvidas – o que aprendemos com isso?
Terça-feira, 13 de março
12h30 – 13h
Hilton Austin Downtown
Salão A
De invisível a bilhões de views: Kondzilla
Sam Spiegel, DJ e produtor, entrevista Kondzilla sobre como seu canal no You Tube (Baile Funk Music – 8 bilhões de views) tornou-se o mais popular no Brasil, foi eleito o mais influente do mundo e tornou-se a voz dos jovens nos subúrbios brasileiros, que eram invisíveis para a sociedade. Também como o Funk brasileiro está se tornando internacional e influenciando outros estilos musicais após a projeção do canal, levando sua experiência para a direção de bem-sucedidos vídeos publicitários e séries de entretenimento.
Quarta-feira, 14 de março
14h – 15h
Austin Convention Center
Sala 9C
Visões emergentes: estúdios de Games da América Latina
Enquanto a indústria de jogos continua a crescer globalmente, tire um momento para aprender mais sobre a próspera cena de desenvolvimento de jogos que existe na América Latina. Com culturas enraizadas na arte e ricas histórias, junte-se a especialistas da indústria de jogos do México, Colômbia, Argentina e Brasil enquanto eles abrem uma lente para o mundo do GameDev na América Latina. Saiba mais sobre o que é preciso para ser um desenvolvedor de jogos na América Latina, que papel esta região crucial desempenha para a indústria de jogos em geral, e experimente um estilo único de jogos que raramente é visto.
Quinta-feira, 15 de março
12h30 – 13h30
Austin Convention Center
Gaming Expo
O mundo de fãs: a vida dos superfãs
Muito se fala sobre novas fontes de receita na indústria da música, mas pouco se diz sobre de onde o dinheiro realmente vem: os fãs. E que melhor maneira de entender isso, do que ouvir superfãs reais (cuja influência atinge milhares de outros como eles), aprender sobre o que os motiva e como eles gastam seu tempo, on e offline, construindo comunidades em torno de seu amor pela música. E com tantas regalias oferecidas por artistas e empresas, nunca foi tão bom ser um fã!
Sexta-feira, 16 de março
12h30 – 13h30
Austin Convention Center
Sala 15
Colocando seu nome no lineup de festivais de música
Os festivais de música são uma das plataformas mais desejadas pelos artistas para atingir grandes audiências. Bandas e artistas latino-americanos têm dificuldade em colocar seus nomes em festivais como Bonnaroo, Outside Lands e Coachella. O que os artistas e gestores latino-americanos podem fazer para conseguir um lugar em grandes festivais de música? Os aprendizados de gerentes, agenciadores e três principais coisas que você deve saber sobre como ser escalado, do ponto de vista da banda.
Sábado, 17 de março
15h30 – 16h30
Austin Convention Center
Sala 17 B
Os paineis da Lean Digital Speedway
Pelo segundo ano consecutivo, estamos combinando as duas melhores partes do SXSW Interactive Festival – painéis e diversão – para criar a Lean Digital Speedway, onde a emoção de uma corrida de alta velocidade encontra o nosso lounge temático com cocktails exclusivos e uma série de palestras sobre temas que amamos. Prepare-se para ouvir sobre Next-Gen Tech, aprendizado de máquinas, fintech, e as melhores práticas para levar ideias ao mercado mais rápido, combinando Lean, Agile e Design Thinking.
Terça-feira, 12 de março (CI+T)
Courtyard Marriott, Rio Grande Room (2º andar)
9h30 Um mundo melhor: Next-Gen Tech para o bem social
• Sarah Potts, Thorn
• Royce Wells, Comrade
• Kilian Moote, KnowTheChain
11h The Real Thing: Aprendizado de Máquina e a Coca-Cola
• Thomas Stubbs, Coca-Cola
• Mars Cyrillo, CI&T
• Jennifer Kite-Powell, Forbes
12h30 Lições de inovação das linhas de frente da Fintech
• Allison Landers, Prudential
• Jim Van Dyke, Futurion
• Thelton McMillian, Comrade
14h: Chegando ao Sim: inovação em indústrias regulamentadas
• Kristy Brandon, Comerica Bank
• Jennifer Hayoun, Marina Maher Communications
• Carrie Sloan, Johnson & Johnson
• Young Pham, Comrade
15h30: Um novo modelo de liderança para a era digital
• Swan Sit, Revlon
• Bruno Guicardi, CI&T
17h: A revolução digital enxuta: velocidade em escala
• Brian McSweeney, Standard Industries
• Jason Lambert, AB InBev
• Renee Pearson, Kimberly-Clark
• Leonardo Mattiazzi, CI&T
Mentores
Kito Siqueira/Satellite Audio/Mentor
Kito Siqueira é um músico e produtor de som de São Paulo, Brasil, fundador da Satelite Audio, a mais premiada produtora de música e som do Brasil. Vencedor de mais de 27 Leões e 11 Clios, além de muitos prêmios internacionais. Em 2015, a Satelite foi uma das mais premiadas empresas de música e som do mundo, ganhando o primeiro Gran Clio-Leica na categoria áudio para uma empresa brasileira e o primeiro grande prêmio da história em Cannes Lions. Os seus clientes estão entre as melhores agências e empresas do mercado publicitário, como Nike, Leica, VW, Ford, Getty Images, Honda, Coca-Cola, etc.
Quarta-feira, 14 de março
14h
Marcela Coutinho/Itaú Unibanco/Mentor
Áreas de atuação: design visual, Ux design, gerenciamento de equipe.
Um profissional com 10 anos de experiência em produtos digitais, tendo trabalhado em agências globais de publicidade como FCB, Y&R e Ogilvy&Mather, e com grandes marcas como Coca-Cola, IBM, Nestlé, HP. Vencedor de um Leão em Cannes na categoria móvel com um projeto para a IBM que fez possível que as pessoas conversem com obras de arte e se aproximem da arte por um aplicativo com o IBM Watson. Atualmente trabalhando com o Itaú Unibanco, o maior banco da América Latina com mais de 50 milhões clientes, desenhando experiências digitais para 7 milhões de usuários digitais.
Segunda-feira, 12 de março
14h
Livia Gatti/Sapient/AG2/Mentor
Uma profissional com mais de 8 anos de experiência em marketing e estratégia de comunicação, ansiosa por novas experiências e conhecimentos, e que acredita que esses dois estão intrinsecamente conectados. Ela tem moldado sua carreira, a fim de vivenciar diferentes ambientes: projetos relacionados a estratégia e engajamento em agências (Sapient Ag2, Ogilvy e Rapp), sem fins lucrativos (UNESCO e Humana People to People), e startups (Glispa, Libro Buch und Fotoprodukte GmbH, Co.sturando). Livia Gatti pode ser útil se você tem necessidades ou projetos relacionados a CRM e estratégia de engajamento, conhecimento do consumidor, estratégias para plataformas digitais, e estratégia de marca.
Sexta-feira, 10 de março
14h
SXSW EDU Mentor/Felipe Amaral/Semente
Felipe Amaral é co-fundador e sócio da Semente, empresa que projeta e oferece programas de educação empreendedora focados na capacidade de inovar. A Semente já apoiou mais de 10 mil empresários na América do Sul ao longo dos últimos 7 anos. Felipe é também o Presidente do Nexus Lab sobre educação para o empreendedorismo. Nexus é uma das maiores redes de filantropos internacionais jovens e investidores de impacto no mundo, com membros em mais de 70 países.
Quarta-feira, 7 de março
15h30
Filmes (horários e locais – a anunciar)
Nossa Chape (World premiere) Nossa Chape conta com a direção dos irmãos Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist, cineastas americanos que acompanharam o processo de superação da Chapecoense após o acidente aéreo com o Voo LaMia 2933 em novembro de 2016. O filme é uma coprodução Brasil, Colômbia e Estados Unidos.
Neurotic Quest for Serenity (North American premiere) – TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo 2017 Direção Paulinho Caruso/Teo Poppovic – Produção Biônica Filmes
Long Distance Relationship (US premiere) (Namoro à Distância). Dirigido por Carolina Markowicz. Brazil 2017 – curta
Shows:
Silibrina
Sexta, 16 de março
Elephant Room
Liniker e os Caramelows
Sexta, 16 de março
Palm Door on Sixth
LaBaq
Quinta, 15 de março
CU29
Tagore
Quinta, 15 de março
Hotel Vegas Annex
Aldo The Band
Hora/data/local a anunciar
O Terno
Hora/data/local a anunciar
Luneta Magica
Hora/data/local a anunciar
Ava Rocha
Hora/data/local a anunciar
Muntchako
Hora/data/local a anunciar
Tim Bernardes
Hora/data/local a anunciar
Filipe Catto
Hora/data/local a anunciar
Papisa
Hora/data/local a anunciar
O SXSW
O SXSW tem enorme relevância e impacto mundial, em termos de negócios e de lançamentos de tendências para os setores de interatividade, filmes, música, educação e diversos outros. O festival lançou aplicativos como Twitter, AirBnB e Uber. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas.
Na última edição, em março de 2017, foram realizadas aproximadamente 2,2 mil apresentações, entre palestras e painéis. 1153 brasileiros estiveram em Austin, compondo a segunda maior delegação estrangeira do evento. Segundo a organização do evento, em 2018 o Brasil manteve a segunda posição em número de inscritos
No ano passado, 68 empresas brasileiras integraram a delegação organizada pela Apex-Brasil e saíram de lá com uma expectativa de fechamento de US$ 37 milhões em negócios ao longo dos doze meses seguintes ao evento.
Promoção da imagem do Brasil
Além das ações voltadas diretamente à promoção dos negócios das empresas nacionais, a Apex-Brasil promoverá durante o evento iniciativas voltadas a apresentar aos participantes a inovação e criatividade presentes na economia brasileira, trabalhando a imagem do Brasil como parceiro de negócios internacional. Assim, como parte da campanha de marketing internacional Be Brasil – O País que Alimenta o Mundo de Corpo e Alma, serão realizadas ativações e ações de networking e promoção de imagem, entre as quais um almoço com a imprensa estrangeira e um happy hour para convidados selecionados.
Para levar o conceito de bem estar bem e trazer a inspiração brasileira para o público global, a Apex-Brasil e a Natura farão um estúdio de beleza no Media Village, localizado no hotel JW Marriott, espaço que abriga a imprensa internacional no evento e recebe cerca de 800 pessoas por dia, entre jornalistas e palestrantes. Esse público poderá cuidar da pele com a linha Chronos, retocar a maquiagem com produtos da linha Una, fazer massagem com o creme de mãos da linha Ekos Castanha e conhecer melhor outros produtos da empresa brasileira de cosméticos, que também promoverá painel durante o evento, no dia 12 de março, sobre como as empresas podem gerar impacto positivo nas esferas social, ambiental e econômica.
O prédio da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Austin, local em que será realizado o almoço com a imprensa e o Happy Hour Be Brasil, será coberto com uma das obras do renomado artista plástico e muralista brasileiro Eduardo Kobra. Outra grande atração do Happy Hour será a banda Liniker e os Caramelows, que foi um dos sucessos do SXSW 2017 e foi convidada novamente pelo festival para se apresentar neste ano.
A Apex-Brasil também será responsável por um espaço de coworking dedicado às empresas brasileiras, no hotel JW Marriot. A proposta é proporcionar um ponto de apoio para que participantes do SXSW possam “processar” as informações valiosas acessadas durante o festival. Será uma pequena parte do Brasil em Austin. Um ambiente tranquilo para o empresário brasileiro que quiser fazer pequenas reuniões de negócios, ou simplesmente dar uma pausa entre um painel e outro.
No Trade Show – feira de negócios do festival, além da exposição dos produtos das 15 empresas brasileiras, a Apex-Brasil terá o estúdio Be Brasil, espaço que gerará conteúdo representativo sobre as discussões do evento e sua aplicabilidade para o cenário brasileiro. Devem participar das gravações no estúdio influenciadores brasileiros e internacionais relevantes.
SERVIÇO
South by Southwest – SXSW
Data: 9 a 18 de março de 2018
Para mais informações
imprensa@apexbrasil.com.br ou (61) 2027-0775