BRASIL PARTICIPA DA IFLS + EICI, PRINCIPAL FEIRA DA COLÔMBIA



BRASIL PARTICIPA DA IFLS + EICI, PRINCIPAL FEIRA DA COLÔMBIA

 

O Brasil confirmou a presença de empresas brasileiras na IFLS + EICI, principal feira colombiana, que acontece de 8 a 10 de fevereiro na cidade de Bogotá. Até o momento são 19 empresas do setor de componentes para calçados, bolsas e acessórios e 13 do setor de máquinas para calçados e couro.

A presença das empresas brasileiras de componentes se dá pelo projeto de exportação By Brasil Components and Chemicals – uma ação de incentivo às exportações executada em parceria entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Apenas para setor de componentes para calçados e acessórios, a expectativa é de superar o volume de negócios no último ano, quando em agosto de 2016 foram gerados USD 18 mil em negócios diretos, além de USD 923 mil ao longo dos 12 meses seguintes.

 

A Colômbia é um mercado-alvo importante para o Brasil. De 2008 a 2014, a produção para o consumo interno apresentou uma taxa acumulada de crescimento de 40%, enquanto o total de calçados consumidos cresceu 48%. Em pares produzidos no mesmo período, o salto foi de 66 milhões de pares produzidos (2008) para 90 milhões de pares em 2014.

 

As cidades de Bogotá e Bucaramanga são os principais centros de produção de calçados, sendo esta última a segunda na produção de calçados de couro.

A participação brasileira conta também com Espaço de Inspirações Internacionais com exposição do Fórum de Inspirações Verão 2018 e Referências Inverno 2018. Ainda promove workshops de criação nos três dias de feira, às 14h, com a consultora da Assintecal Bruna Lia Santos, dando suporte para os compradores internacionais.

Até o momento estão confirmadas as empresas Pollibox/Boxflex, Jomo, Cifa Fio e Linhas, Beplast, SMS Metais, Recouro, Injepar, Innovativ, SN Matrizes, Cipatex, Brisa Intexco, BIQ (Bertoncini), Ober, Polako, Romana, Wolfstore, Plasticromo e Prisma. Ainda teremos as empresas da Plataforma Comercial da Colômbia: JR Dublagens, Vimaplas, Fortlex, Vitrine Etiquetas, Filastic, Stamptron, LB Injetados e Fiveltec.

 

Tecnologia brasileira para calçados e couro

Fabricantes brasileiros de máquinas para calçados e couro estarão na Colômbia em fevereiro, com atividades do dia 6 ao dia 10. Com a economia em crescimento, a Colômbia atualmente é um dos países de maior interesse para as empresas brasileiras exportarem produtos, e um dos mercados prioritários para este setor. A proximidade geográfica e cultural facilita o processo. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia cresceu 165% entre 2005 e 2014.

 

A ação na Colômbia será desenvolvida pela Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), em parceria com a Assintecal e a
Apex-Brasil.

 

A primeira etapa será desenvolvida em Armenia, capital do departamento de Quindío, que possui uma população de 324.588 habitantes. Ali, fornecedores de tecnologia para couro farão rodadas de negócios com curtumeiros daquela região. De 8 a 10 de fevereiro, as empresas Bremm Peck, Sulpol, Kehl, Mecsul, ERPS, Tecnomaq, Axi, Master, Sazi, Michelon, NBN, Tecusi e Gemata, estarão em Bogotá, participando da EICI – Exhibición Internacional de Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología, a feira mais importante para o setor na Colômbia.

 

O presidente da Abrameq, Marlos Schmidt, ressalta que “a Colômbia é um destaque positivo nas nossas exportações. É um mercado-alvo das nossas empresas há muito tempo, o que permitiu que construíssemos um relacionamento sólido com os clientes colombianos”. O dirigente da entidade brasileira observa que “nossas empresas estarão apresentando mais uma vez tecnologias e oportunidades para as empresas desse país e de visitantes de outros países, que participam da EICI”. Neste sentido, Marlos sublinha “a importância da presença de empresas que tradicionalmente já exportam e que são reconhecidas como as principais empresas nas linhas de produtos em que atuam em nível internacional”. Adiciona que “o visitante poderá perceber esse posicionamento destacado ao identificar as empresas, produtos e trabalho das nossas empresas associadas”.

 

Sobre o By Brasil

www.bybrasil.org.br
www.facebook.com/bybrasilcc

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 190 empresas, do projeto By Brasil Components and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

 

Sobre a Apex-Brasil

www.apexbrasil.com.br

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Sobre a Assintecal

www.assintecal.org.br
Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jau (SP).

 

Informações para imprensa

Assintecal
Agência Capsula

11 3032-3903

Carloslopes@agenciacapsula.com.br

Apex-Brasil
61 2027-0775

imprensa@apexbrasil.com.br